quarta-feira, abril 27, 2005

AERONÁUTICA:
O MAIOR AVIÃO COMERCIAL DO MUNDO
fez hoje o primeiro voo



O Airbus A380, o maior avião comercial do mundo, realizou hoje o seu primeiro voo experimental com pleno sucesso, descolando do aeroporto de Toulouse-Blagnac. O avião, que pode transportar até 800 pessoas, efectuou algumas horas de voo com uma tripulação de seis homens - dois pilotos, três engenheiros e um mecânico. O primeiro voo do A380 foi seguido em directo por cerca de 50 mil convidados, no aeroporto e num ecrã gigante instalado na praça do Capitole, no centro de Toulouse. O A380 é a última aposta da Airbus, filial a 80 por cento do construtor europeu EADS e a 20 por cento do britânico BAE Systems, que espera assim reforçar a sua liderança num mercado antigamente dominado pelo seu rival americano Boeing.

O A380, que foi apresentado numa cerimônia de luxo dia 18 de janeiro em Blagnac, poderá transportar entre 555 e 800 pessoas, e fazer vôos de até 8.000 milhas (14.800 km) sem escalas. O novo modelo é uma grande aposta: a Airbus e seus acionistas, o europeu Eads (80%) e o britânico BAE Systems (20%), já investiram mais de 10 bilhões de euros no projeto e ainda podem colocar mais 1,45 bilhão.

O teste, longamente esperado, durou quase quatro horas, e antes de retornar, o A380 sobrevoou a Baía de Biscaia.
O A380 decolou da sua base de construção em Toulouse, na França, com uma tripulação de seis pessoas e cerca de 20 toneladas de equipamentos de testes.
Milhares de aficcionados por aviões bateram palmas e festejaram quando o "superjumbo" de dois andares e quatro motores deu um rasante antes de aterrisar.