sexta-feira, dezembro 30, 2005

ANGOLA NO MUNDO DA BOLA

"BARÕES" ANGOLANOS EM ESPANHA
ACAUTELAM PARTICIPAÇÃO
na maior prova do futebol africano


A selecção nacional de Angola, comandada pelo treinador angolano OLIVEIRA GONÇALVES, vive o maior momento da sua história, como emblema do futebol nacional da ex-colónia portuguesa da Costa Ocidental de África. Com uma particulirade muito importante e que é bom não passar despercebida, principalmente juntos daqueles delatores que sempre pugnaram para denegrir a independência do povo angolano - que pegou em armas a 4 de Fevereiro de 1961, sob a bandeira do MPLA, para 14 anos depois, a 11 de Novembro, Agostinho Neto proclamar a independência da Republica Popular de Angola. E foi, como país cobiçado dentro e fóra do terreno pátrio, que o futebol nacional adquiriu estatutos nunca antes alcançados, enriquecidos como acontecimento gerado em longo período de confrontos guerreiros - eu acho que Angola nunca enfrentou guerra civil - que obstaculizavam o desenvolvimento harmonioso de qualquer uma acção social.
Hoje, no dealbar de 2006, a notável equipa dos "Palancas Negras" - como é conhecido o grupo dos "barões" angolanos - é falada em todo Mundo, reflexo óbvio da qualificação para duas das maiores provas do futebol mundial: o CAN (Taça das Nações Africanas), no Egipto, com estreia frente aos Camarões - campeão africano por quatro vezes -, orientado por um dos melhores treinadores portugueses: ARTUR JORGE; e o Campeonato do Mundo, que se disputará em Junho, na Alemanha, qualificação que acontece pela primeira vez. E, historicamente, enriquecida com a presença na Alemanha, de Portugal e do Brasil, onde os angolanos se estreiam defrontando os tugas, orientados pelo polémico sargentão Scolari.


Entretanto, Luanda - capital de Angola - vai receber atletas internacionais para disputarem mais uma tradicional Corrida de S. Silvestre.


Saiba mais sobre estes eventos e aproveite para navegar por Angola através dos link's que aqui deixo. É só clicar ... para ficar no on-line da Rádio CINCO

e na ANGOP. Vai saber coisas com a verdade dos angolanos.