terça-feira, março 01, 2005

Episódios

Episódios que acontecem em minha vida e que eu aqui perpetuo para que, um dia, alguém - sei lei lá quem -, possa meditar no que foi a existência, a vida, o saber e o acontecimento que revela amor, sinceridade, honestidade e lealdade.


Ao chegar a casa após um dia de intenso trabalho na redacção, já madrugada, quando entrei na cozinha na ânsia de trincar algo que por lá houvesse, deparei com uma vaso lindo com uma flor encantadora que me fascinou. Junto uma folhita de bloco de apontamentos escrita. Pensei ser uma justificação (eu embirro com coisas desenquadradas...) que minha mulher deixava para eu entender a razão de aquele vaso estar em cima da banca da cozinha. Enganei-me, completamente. Li:


Era uma vez...
... uma menina chamada Lenita, pelos seus paizinhos, irmãos e amigos e, mais tarde, tratada por Baby pelo rapaz pobre que fez dela a mãe dos seus cinco filhos.
E hoje, quando ela tinha dividido com o marido os últimos tostões, sem saber o que se iria poder comprar, o seu Anjo-Bom, que vela por sua vida, mandou-lhe alguém propositadamente, pagar 80 €uros de uma renda encomendada que está a ser paga mensalmente. Ela deixa às vezes de arrumar a cozinha ou a casa, para cumprir com a entrega da renda, o mais cedo possível, uma vez que a dona da renda não está a pagar por obra mas sim por entregas mensais, como uma maneira elegante de a ajudar. A Lenita foi às compras. Comprou café para o maridinho, arroz, bacalhau, hamburgueres, deu 20 €uros ao filho muito amado para meter gasolina no carro. E ela, que resiste à tentação de comer um bolinho, ou à de um gelado no Verão, comprou estes Anthunrius, pensando assim:


" Eu mereço oferecer-me a mim mesma este presente! LIVROS E FLORES são os meus amores". E comprou: porque esta flor maravilhosa é a maior prova da existência do meu DEUS, o MEU SENHOR!

Após ter lido, fiquei a meditar e relembrei muito de nossa vida, desde o dia de casamento, há 46 anos (repito: 46 anos) e apenas escrevi no final do lindo texto: AMEN! E acreditei: casei com uma Lenita maravilhosa! Chata, mas maravilhosa.

CLIQUE AQUI