sexta-feira, março 04, 2005

LUTO NO FUTEBOL MUNDIAL




RINUS MICHELS
morreu hoje...


... aos 77 anos no Hospital da cidade belga de Aalst, por se terem registado complicações pós-operatórias a uma válvula cardíaca.

Considerado um dos treinadores mais conceituados no mundo da bola, Rinus Michels foi o criado do chamado "futebol total" e o único a levar a selecção holandesa de futebol ao seu único título internacional, o Europeu de 1988. Com um palmarés repleto de feitos importantes, conhecido como "general" - em 2004 foi eleito o treinador holandês dos últimos 50 anos .

Nascido em Amesterdão, a 9 de Fevereiro de 1928, Michels começou no Ajax como jogador em 1945, onde permaneceu até 1958. Em 1959/60, terminou a carreira de jogador no Zandvoortmeuwen, equipa de Amesterdão, tendo a partir desse ano iniciado a caminhada como treinador. Michels treinou os espanhóis do Barcelona entre 1971 e 1975 e depois entre 1976 e 1978, orientou o Ajax, no qual esteve também ao comando entre 1965 e 1971, tendo no último ano conquistado da Taça dos Campeões.

Durante esses anos à frente do Ajax foi quando se delimitaram as bases do "futebol total", que mais tarde se alastrariam a todo o mundo, e dariam lugar a que a selecção holandesa fosse conhecida como a "laranja mecânica".
Nota do editor: O "futebol total" - também chamado de "carrossel holandês -, marcou uma nova era no futebol mundial. Uma ideia que RINUS teve casualmente, à beira de uma piscina ao notar que a água ía e voltava em círculo ao ponto de partida, num rodopio sugestivo que despertou a atenção e logo pensou num esquema para a sua equipa. A partir desse momento o esquema estava encontrado. Era só preciso adaptá-lo à bola, ao rectângulo e, sobretudo, a melhor preparação física dos jogadores. O maior êxito de Michels foi a conquista do Campeonato Europeu da UEFA em 1988, na Alemanha, como seleccionador de Marco van Bastem, Ruud Gullit e Franck Rijkaard, que souberam peceber e interpretar com perfeição as suas instruções, com o jogo sempre em movimento e decididamente ofensivo. A morte de Rinus entristece o mundo do futebol.