sexta-feira, março 30, 2007

PORTUGAL - TOPANDO -

TORCENDO O NARIZ - - Vim de Angola há quase duas décadas e, apesar de já não ter encontrado a subserviência ao regime ditatorial do fascismo, espantei-me com uma democracia "descontrolada" onde as premissas rasam o inaceitável, num país que se preze governado por políticos competentes... e, continuei espantado e cada vez estou mais espantado com o que por aí vai acontecendo. Nem sequer me atrevo a enumerar casos por serem muitos. Mas, francamente, esta da eleição (pelo sistema sms...que aproveitou para fazer renascer facções políticas da extrema-direita) levada a cabo pelo serviço público da Radiotelevisão Portuguesa (RTP) num programa estranho (Grandes Portugueses) dirigido a uma sociedade onde a cultura geral brada aos céus (basta ver e ouvir 15 minutos dos concursos televisivos para uma avaliação correcta), para encontrar o português mais importante da História, e OLIVEIRA SALAZAR, o ditador do regime derrubado pela Revolução do 25 de Abril, ter ganho, é, de forma sub-reptícia a certeza de que algo anda mal por esta terra de Camões.
Alguma coisa está a germinar nas mentes retrógradas que por aí pululam de saudosismos masoquistas. Como é possível considerar o "maior" aquele que mandou para a morte, em África, milhares de jovens soldados? Que mandou para o Tarrafal gente inocente? Que mandou matar Humberto Delgado. Que se aliou a Hitler, Franco e Mussolini. Que, nem soube governar um País tão pequeno, que tinha sob seu domínio as mais ricas colónias africanas do Mundo, sem disso tirar proveitos para o seu povo... riquezas que particulares se aproveitaram. Uma vergonha, estarmos no seculo XXI, e Portugal estar dependente de uma globalização europeia (CEE) de onde foi recebendo valores que deram oportunidades à corrupção, e, que, dela precisou para construir auto-estradas entre as principais cidades do País, quando teve à sua disposição toda a matéria prima disponível ao preço da chuva, em Angola, como por exemplo o asfalto e, até, a mão de obra. Só o obscurantismo político e a incultura puderam servir tal resultado nessa "farsa" radiofónica em que tanta gente de boa fé colaborou. Será que estamos à beira um neo-salazarismo? Diabo seja surdo e mudo.
ANGOLA – TOPANDO –
Com ANGOP – Neste sábado, dia 31 de Março - véspera do DIA DAS MENTIRAS - segundo uma nota da comissão permanente de concertação de candidatos às eleições presidenciais da República de Angola, a cerimónia de apresentação de Luisete de Jesus Macedo de Sousa Araújo, terá lugar no Museu Nacional de História Natural.
TORCENDO O NARIZ - A nota biográfica refere que Luisete Macedo Araújo é mulher de cultura, cristã convicta e observadora. Já palestrou sobre a actual sociedade angolana em várias igrejas, a par da sua participação em debates nas rádios.

PARA RIR -
Estou amorfo à notícia hoje chegada à minha caixa de correio. Que Vicente Pinto de Andrade se candidate, minimamente tem apelidos que merecem respeito no contexto politico-revolucionário angolano. Agora João Kamboela (assessor internacional) e Luisete Araújo (Bacharelato de Teologia) não me dizem nada e nada mais garantem do que uma derrota adivinhada a longo prazo. Mas, pronto. Cada qual é responsável por se expor ao ridículo. Ou será que se está a admitir que o povo angolano não aprendeu já com as lições colhidas aquando do período da luta pela soberania do povo de Cabinda ao Cunene.