quinta-feira, novembro 27, 2008

Crónica R5

Meus amigos, após dois dias de folga, aqui estou para me referir a alguns dos assuntos mais relevantes dos últimos dias:

  1. a nomeação do responsável pelos Palancas Negras;
  2. as especulações sobre o interesse do Sporting em Job e Santana Carlos, do Petro de Luanda;
  3. a lição de futebol em Alvalade

    E passemos aos assuntos. Merece destaque a surpreendente nomeação de MABI DE ALMEIDA, como seleccionador angolano de futebol, com contrato assinado com a Federação até 2010, precisamente o ano em que Angola é berço da Taça das Nações Africanas, CAN’2010. Antes do mais, uma saudação cortês ao Mabi de Almeida, de parabéns e felicidades, com votos de que consiga, corresponder à confiança agora depositada pela Federação e às expectativas do desportistas angolanos.
    Para mim, muito sinceramente, julgando-me no direito de manifestar opinião, pode não ter sido a pior escolha mas a melhor também não foi. Mabi de Almeida que funcionou como preparador físico do mister Oliveira Gonçalves, antigo seleccionador de Angola, não está preparado para tamanha responsabilidade e o tempo urge para que se pense em fazer uma reciclagem. Por muitos anos que tenha estado no futebol e por isso se sinta capacitado, não é garante de estar à altura do cargo e assumir a responsabilidade de um fracasso na CAN - depois da desqualificação de Angola do Mundial da África do Sul, não será apenas do seleccionador. Justino Fernandes, presidente da FAF e seus pares vão ter de se assumir, porque, para além de Mabi de Almeida, havia outros nomes mais aconselhados, como por exemplo o de Lito Vidigal, que está “desempregado” e que, talvez aceitasse o cargo. E também é angolano. De maneira alguma me sinto por razões alheias ao meu perfil profissional contra a pessoa de Mabi de Almeida, mas quem me conhece sabe bem que sempre fui muito directo nas minha opiniões. Mabi de Almeida, vai ter de se aperfeiçoar bastante junto dos que o rodeiam, e, especialmente jogadores que andam por provas africanas e internacionais e não só... pois não serão os jogos na Venezuela (sem compromissos) e frente ao Níger (de aflição e empenho geral) que justificam capacidades ajustadas ao bom desempenho. Mesmo estando na companhia de dois consagrados: Zeca Amaral e Akwá.

    BALELAS DE MANUEL FERNANDES
  4. - Infelizmente, basta alguém lançar uma balela e logo ganha corpo e quem se aproveite para especular com inverdade que só acabam por prejudicar os jogadores. Os nomes de JOB e SANTANA CARLOS, jogadores destacados do GIRABOLA (Campeonato Angolano da I Divisão) ao serviço do Petro Atlético, atletas de requintada técnica e dotados de qualidades invulgares, serviram para o antigo jogador do ASA, Manuel Fernandes, lançar na fogueira da comunicação social com sendo fenómenos e desejados à beira de contratos com o Sporting de Portugal. Nada disso é verdade. A verdade, essa sim é a de que são jogadores referenciados pelos responsáveis leoninos há já muito tempo e antes da vinda de Manuel Fernandes para a sua terra. O clube do “leão” sempre desde há muitos anos que se interessa pelo mercado africano - lembro-me, por exemplo dos manos Mendonça dos quais, o mais novo, o Jorge, acabou por ser tranferido para o Atlético de Madrid em 1958 -, e não é, para mim, novidade que os dois valores internacionais angolanos façam parte de um vasto lote de atletas sob observação do departamento de prospecção do clube lisboeta. Mas, só quem não conhece o actual plantel leonino é que ajuíza a contratação imediata de mais avançados num clube que tem dos melhores do Campeonato português.

    Esta verdade, porém... ficou por se provar ontem à noite no jogo frente ao Barcelona, em Alvalade. O 5-2 é mau de mais... não para os avançados... mas para a defesa que cometeu erros inaceitáveis e para um penálti esquisito que arrumou com o jogo, logo a seguir aos dois golos de rajada obtidos pelo Sporting.

    Coisas...
    Fonte: RÁDIO 5, RNA Luanda (Angola)