sábado, março 28, 2009

Futebol Africano

TOGO vence CAMARÕES
Com um golo do atacante Emmanuel Adebayor, o Togo venceu Camarões pelo placar de 1 a 0 em partida disputada em Acra, capital de Gana, pelo Grupo 1 da terceira e última fase das eliminatórias da África para Copa de 2010.
O atacante do Arsenal, da Inglaterra, balançou as redes aos 11 minutos de jogo. Ele acabou levando cartão amarelo na comemoração, mas ajudou sua equipe a conquistar os três pontos na estreia.
De quebra, Adebayor venceu o duelo particular com o camaronês Samuel Eto'o, do Barcelona, entre dois dos principais atacantes africanos que atuam na Europa.
Os togoleses, que foram ao último Mundial, nunca tinham superado os camaroneses - que em 2006 ficaram de fora da competição pela primeira vez desde 1990.
O jogo foi realizado no Ohene Djan Sports Stadium da capital ganesa porque o único local em condições de recebê-lo em território togolês está fechado.
Ainda neste sábado, o Marrocos enfrenta o Gabão em Casablanca. Apenas o vencedor de cada chave garante vaga no Mundial da África do Sul.
Agência/AP
Tunísia vence Quênia fora de casa

Jogando fora de casa, a Tunísia venceu o Quénia por 2 a 1, fora de casa, e começou bem no grupo 2 da terceira e última fase das eliminatórias da Copa de 2010.
Ammar Jemal abriu o placar para os tunisianos aos cinco de jogo, e Dennis Oliech empatou aos 25 da etapa final. Contudo, Issam Jomaa conseguiu o segundo para os comandados do técnico português Humberto Coelho apenas dois minutos depois.
A Tunísia busca a vaga para seu quarto Mundial, o terceiro consecutivo. Completando a chave, Moçambique recebe a Nigéria amanhã em Maputo.

Ruanda e Argélia não passaram de um empate sem gols na cidade de Kigali, capital do primeiro. O resultado coloca o Egito com boas chances de terminar a rodada como líder, pois enfrenta a Zâmbia amanhã no Cairo.

Atuais campeões da Taça Africana de Nações (CAN) e maiores vencedores da competição, com cinco títulos, os egípcios despontam como favoritos neste grupo.

As seleções de Sudão e Mali ficaram no 1 a 1 em partida disputada na cidade de Omdurman e pelo Grupo 4 das eliminatórias da Copa do Mundo de 2010.
Frederic Kanouté, artilheiro do Sevilla e companheiro de clube do brasileiro Luis Fabiano, abriu o placar no estádio Al Merreikh aos 20 da primeira etapa. Contudo, El Tahif deixou tudo igual três minutos depois.
Os sudaneses, imersos em um conflito entre rebeldes e Governo na região de Darfur que já matou 300 mil desde seu início, em 2003, disputaram a última Copa Africana de Nações.
As duas equipes aguardam o resultado do jogo deste domingo Gana e Benin, em Kumasi, para saber como ficará a chave ao final da disputa da primeira rodada.

Resultados deste sábado

Grupo 1
TOGO 1-0 CAMARÕES
Grupo 2
Quénia 1 x 2 Tunísia
Grupo 3
Ruanda 0 x 0 Argélia
Grupo 4
Sudão 1 x 1 Mali