sábado, julho 11, 2009

ANGOLA NO G8

Imprensa angolana destaca
o discurso de José Eduardo dos Santos
Fonte: AD
A imprensa angolana considera que hoje é o grande dia para Angola na Cimeira do G8 em L´Aquila, Itália, onde o Presidente José Eduardo dos Santos vai discursar perante os mais ricos do mundo.


Desde quarta-feira que a imprensa estatal angolana, a agência de notícias, Angop, a Rádio Nacional, a Televisão Pública e o Jornal de Angola dão grande destaque à presença do Chefe de Estado em Itália.
Na capa de hoje do Jornal de Angola, o único diário generalista do país, uma fotografia que ocupa meia página mostra Eduardo dos Santos ao lado de Abdoulaye Wade, do Senegal, e Dmitri Medvedev, da Rússia, entre todos os líderes presentes em L´Aquila.
O título que complementa a foto é "Presidente fala hoje ao G8", com um antetítulo a explicar que em análise vai estar a "Situação do continente africano".
A Angop destaca no seu site a importância que o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, atribui à presença de José Eduardo dos Santos na cimeira, explicando que o português defende que isto acontece porque o país "está a assumir uma importância cada vez maior nas discussões das grandes questões mundiais".
Mas a agência estatal de notícias angolana antecipa ainda aquilo que vai ser abordado pelo presidente angolano quando hoje se dirigir aos restantes líderes mundiais: as razões por que a crise económica tem efeitos nefastos sobre as economias africanas.
Na Televisão Pública de Angola, tal como na Rádio Nacional, os principais serviços noticiosos são ocupados com o que se passa em L'Aquila.