domingo, fevereiro 08, 2009

Irmandade entre Luanda e Havana "é indestrutível"
- afirmou RAÚL CASTRO

Fonte: Agência Lusa
AS VERDADES QUE MUITOS NÃO QUEREM OUVIR

ImageO Presidente cubano, Raul Castro, afirmou esta quinta-feira em Luanda que Angola e Cuba têm "uma irmandade indestrutível" forjada no "sacrifício de milhares de vidas" para garantir "a independência, a soberania e a integridade" do país africano.

Raul Castro, que iniciou oficialmente uma visita de três dias a Angola, afirmou, no discurso do arranque das negociações entre delegações dos dois países, que esta irmandade é indestrutível, "porque foi forjada na luta comum contra o colonialismo e o `apartheid´, guiada por dois homens excepcionais, Agostinho Neto e Fidel Castro". "Por largos e duros tempos, fomos capazes de construir uma irmandade indestrutível, resultante do sacrifício de milhares de vidas de angolanos e cubanos perante os inúmeros desafios que juntos assumimos para garantir a independência, a soberania e a integridade de Angola", apontou Castro.
"É uma feliz coincidência iniciar esta visita quando se cumprem 48 anos do início da luta armada deste fantástico povo (angolano) contra o colonialismo, liderado pelo MPLA sob a liderança do grande companheiro e amigo Agostinho Neto", que foi o primeiro Presidente de Angola, acrescentou.Numa breve resenha da história de Angola, Raul Castro notou que "em 1988 mudou radicalmente o curso dos acontecimentos em África com a vitória na batalha do Cuito Cuanavale", onde as tropas angolanas se bateram e assumem a vitória com apoio cubano, contra os militares da UNITA, apoiados pela África do Sul e pelos Estados Unidos da América.
"Com esse simbólico momento, permitiu-se que a Namíbia também tivesse a sua independência, ao mesmo tempo que era desferido um golpe mortal no apartheid na África do Sul, preâmbulo essencial para o nascimento de uma nova África do Sul", recordou o chefe de Estado cubano, enaltecendo o contributo do internacionalismo cubano na definição política do continente africano.
Raul Castro considerou ainda que o reforço da cooperação entre os dois países teve um impulso decisivo com a visita que o Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, fez a Cuba em Setembro de 2007.
O líder cubano elogiou ainda o esforço do MPLA na reconstrução e no aprofundamento da unidade nacional de Angola, "como determinou Agostinho Neto" e que foi "conseguido com o essencial contributo de José Eduardo dos Santos".
Para este esforço, Raul Castro deixou o compromisso cubano de "contribuir modestamente" no esforço de reconstrução económica, com o esforço dos especialistas e trabalhadores cubano enviados para o país africano.
Isto, lembrou Raul Castro, mesmo perante as dificuldades sentidas por Cuba, destacando dos "muitos desafios importantes" o "férreo e vingativo" bloqueio económico, bem como os três furacões que em 2008, só num mês, devastaram Cuba.
Raul Castro deixou ainda os cumprimentos do comandante Fidel Castro a José Eduardo dos Santos.
O Presidente cubano deixou ontem, sábado, Angola rumando a Argélia.