sexta-feira, fevereiro 20, 2009

GIRABOLA... TÁ AÍ!

GIRABOLA'2009

Militares e proletários
centralizam atenções
na 1ª ronda do Girabola2009

Luanda (ANGOP) - As formações do 1º de Agosto e do 1º de Maio de Benguela reeditam sábado, no Estádio da Cidadela, em Luanda, um dos maiores clássicos do campeonato nacional de futebol da primeira divisão, Girabola, na partida inaugural da 31ª edição da prova.Esta temporada, as duas equipas vão encontrar-se mais cedo, ao contrário da edição anterior, em que se cruzaram apenas na 12ª jornada, em Luanda, tendo os benguelenses ganho por 1-0. Apesar disto, o d'Agosto terminou o campeonato transacto na segunda posição com 49 pontos, mais 14 que o "Maio", em sexto. Na primeira jornada da edição passada, os dois conjuntos obtiveram vitórias, com os "militares" a golearem o Recreativo do Libolo, no Estádio dos Coqueiros, em Luanda, por 4-0, enquanto os "proletários" superaram o Benfica da capital do país no reduto deste (1-0).Esta época, prevê-se bom jogo entre ambos, a julgar pelos investimentos feitos, como as contratações de técnicos estrangeiros, o ucraniano Viktor Bondarenko (1º de Agosto) e João de Almeida, pelo 1º de Maio. O encontro vai reeditar os velhos tempos, em que de um lado actuavam nomes como Napoleão Brandão, Dongala, Lourenço, Tando, Ivo Traça, Julião Dias, Mesquita, Daniel Ndungui, Nelito Kwanza , Vieira Dias e N'disso e de outro André Nzuzi, Maluka, Vata, Sarmento, Zandú e Fusso.

Enquanto isso, o Petro de Luanda, campeão em título, tem deslocação difícil à província do Huambo, reduto emprestado da Académica do Lobito, que este ano regressa à primeira divisão.Os "petrolíferos" entram para a prova com o objectivo de revalidar o título, apesar de não contar com o seu goleador do ano passado, Santana Carlos, que se transferiu para o Vitória de Guimarães, da primeira liga portuguesa. Para substituí-lo, o clube contratou o nigerino Mohamed MoussaPor sua vez, os "lobitangas", orientados pelo angolano Rui Teixeira, pretendem manter-se no primeiro escalão do futebol nacional. Já o Recreativo do Libolo, do brasileiro Luís Mariano (sensação do Girabola2008), vem a capital do país ao encontro do Atlético Sport Aviação (ASA), sétimo classificado do campeonato passado com 33 pontos. O Libolo, único representante da província do Kwanza Sul nesta competição, foi terceiro colocado com 44 no Girabola2008.
As duas equipas efectuaram a pré-temporada no Brasil, durante cerca de 30 dias.A capital do país vai acolher ainda dois "derby's", sendo um entre as formações do Interclube e do Kabuscorp do Palanca, no Estádio 22 de Junho, e outro que vai opor o Santos FC ao Benfica de Luanda, no Estádio dos Coqueiros.
Estarão confronto equipas de níveis quase equiparados, com realce para o Santos FC-Benfica, respectivamente quarto e quinto classificados da temporada passada, com 39 e 37 pontos.
Os angolanos Mário Calado, técnico do Santos, e Agostinho Tramagal, dos benfiquistas, vão procurar levar os seus clubes a vitória nesta ronda inaugural.O Interclube, por seu lado, equipa que em 2007 destronou o 1º de Agosto do título, conquistando pela primeira vez um campeonato nacional, foi a principal decepção noGirabola2008, pois esteve próximo da despromoção e terminou em oitavo com 31 pontos. O seu técnico, o português Augusto Inácio, procura apagar a péssima imagem do ano transacto. No entanto, espera-se que os polícias façam uma boa partida diante do Kabuscorp do Palanca, décimo posicionado em 2008 com 31 pontos.
O FC Bravos do Maquis do Moxico, 11º no Girabola passado com 29 pontos, vai "baptizar" o Recreativo da Caála, no Estádio Mundunduleno, na cidade do Luena.A equipa de João Machado, que se preparou em Moçambique, apresenta-se como favorita a conquista dos três pontos, pelo facto de possuir maior experiência competitiva e contar com o apoio do seu público.
O Desportivo da Huíla, que vai actuar no estádio Joaquim Morais, na cidade do Namibe, na qualidade de visitado, será visitado pela "regressada" Académica do Soyo. Os huilanos ocuparam o ano passado o nono lugar com 31 pontos e tudo farão para iniciar a ganhar esta prova, no intuito de melhor a classificação anterior.

Cartaz - Sábado: Desportivo da Huíla - Académica do Soyo; 1º de Agosto - 1º de Maio de Benguela; FC Bravos do Maquis - Recreativo da Caála; Académica do Lobito - Petro de Luanda; ASA - Recreativo do Libolo

Domingo:
Interclube - Kabuscorp do Palanca e Santos FC - Benfica de Luanda