RONALDO
UM FENÓMENO QUE ESPANTA!
- Crónica de Carlos Pereira, na Rádio 05 - RNA - Angola -
Sei que milhares de seres humanos partilham as mesmas ideias que eu, no que respeita a o futebol ser um facto que fomenta tudo o que se possa imaginar, de bom e de mau. Claro que não vou aqui evocar factos que comprovam esta certeza que me assiste. Não, por apenas esses seres às centenas e nem todos merecerem, sequer, citações porque seria fazer a apologia do mau caracter de alguns jogadores, dirigentes, treinadores, e, nalguns casos árbitros – os eternos bodes expiatórios da incompetência de jogadores e treinadores.
Entre quanto o mundo do futebol nos ofereceu como factos dominadores das atenções, na última semana, registei o acto tresloucado do luso-brasileiro Pepe, do Real Madrid - que o marcou para toda a vida -, e o regresso de Ronaldo de Lima, mais conhecido no mundo da bola como o FENÓMENO. Nada para desconfiar deste nome de guerra que lhe foi atribuído internacionalmente. Um grande exemplo de fé, determinação e força de vontade. Quem diria alguma vez, há dois anos, que o Ronaldo depois de ter deixado o Real Madrid – após passagens por Barcelona e pelo Inter -, que, depois daquela lesão em 2000 que o obrigou a ficar em recuperação cerca de um ano e ainda, mais recentemente,em 2008, quando actuava no Milan- que, agora, em 2009, no berço do seu futebol, nascido e onde despontou no Cruzeiro, em 1993, o Ronaldo que foi bola de ouro nos anos 1996,97,98 e 2002 e bota de ouro em 1996... envergando a camisola do Corinthians,
chegasse de novo ao pedestal, muito parecido ao de outrora conquistado, a partir de 1995 quando se apresentou pela primeira vez na Europa com a camisola do PSV, de onde saltou para o Barcelona na época seguinte.
SEIS ANOS NO INTER DE MILÃO
Ronaldo, o Fenómeno, em seis anos seguidos no Inter, até 2002, sempre a subir passou para o Real Madrid onde jogou de 2002 a 2006, ano, que a meio da época saiu para o Milan, até 2008.
Dado como arrumado... gordo e com aspecto de molengão, Ronaldo, afinal não acabou. Tem 32 anos, está a jogar no “Timão” e ali, ainda a semana finda marcou um golo de antologia ao Santos, o clube de Pelé, que ainda vai jogar novamente, com vantagem e quase garante a conquista do Campeonato Paulista, graças à participação do Fenómeno.
Isto para não referir a sua participação na selecção brasileira.
AINDA PODE FAZER COISAS FABULOSAS
Ainda pode fazer coisas famosas...mas aquilo a que todos se habituaram não será mais possível, pois as lesões deixaram marcas e impedirão reconquistar o nivel de outrora.
Ronaldo é um predestinado. Tem uma enorme facilidade de criar amigos e, ao contrário do que muita gente imaginou, é uma pessoa simples, embora com o ego característico das grandes estrelas.
Um ídolo que chegou a pensar em abandonar o futebol... ainda hoje consegue conquistar o mundo da bola... ao ponto do próprio presidente do Brasil, Lula da Silva, desejar que ele volte a envergar a camisola dos canarinhos.
Um exemplo do segredo da mente, que obrigou a um esforço mental que foi decisiva na recuperação.
Um nome que está perpetuado na história do futebol mundial.



O Hino do FC Porto, no tom inigualável de Maria Amélia Canossa, proporcionou um dos muitos momentos altos da arrepiante cerimónia, que recordou, em vídeo, todos os passos da construção do novo pavilhão, com os Queen a emprestarem o tema «It's A Kind Of Magic» para fundo sonoro, sublinhando o espírito inventivo e vanguardista em todos os traços da obra.
Numa dissertação emocionada, na noite em que completou 27 anos de presidência do F.C. Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa sublinhou que o dia lhe permitira «concretizar mais um sonho azul e branco», o mesmo que com ele nascera em 2001, no momento em que assistiu à demolição do Pavilhão Américo de Sá, revelando, ainda, dispor de energias para «continuar a lutar» pelos seus ideais e com novas metas para alcançar.

















