sexta-feira, abril 17, 2009

A Federação Angolana de Futebol, FAF, realizou hoje uma conferência de imprensa, durante a qual o presidente Justino Fernandes, confirmou o afastamento de MABI DE ALMEIDA, do cargo de seleccionador nacional, e nomeou o seu adjunto MÁRIO CALADO para desempenhar o cargo até que seja encontrado o substituto definitivo.
Lamentavelmente, a FAF não consegue sanar um problema tão urgente como este que se gerou há mais de sete meses, aquando da dispensa de OLIVEIRA GONÇALVES.
Sabemos que não é fácil nos tempos de correm encontrar um seleccionador com o perfil certo para o desempenho do tão "arrojado" projecto angolano face ao CAN'2010 que é já daqui 8 meses... mais um do que consta na nomeação de Mabi Almeida. No entanto, se - penso eu -, o problema financeiro não está em causa, as dificuldades ficam mais distantes da solução. Mas mesmo assim, há formas de actuar mais eficazes do que a adoptadas pela FAF. Mal dos clubes que ao reconhecerem que o treinador não serve... tivessem de perder tanto tempo para encontrar um substituto. Alguma coisa continua mal na nossa Federação.

Quando Oliveira Gonçalves foi demitido, alegou-se falta de meios financeiros, e nomeou-se MABI, um homem honesto e determinado, mas sem curriculo que justificasse a escolha. Pior, um elemento da anterior equipa técnica a quem nunca se reconheceram capacidades e que ante os jogadores não alcançou um estatuto importante. Era um segundo homem a encher um espaço... A verdade desta afirmação está demonstrada nas adversidades que encontrou para conseguir fazer vingar o que de bom e, vamos lá, até com alguma competência podia ter feito.
Agora... o "modelo" foi repetido.Nem com os erros se aprende.. e isso é mau.
A CAN'2010 é já amanhã...
-Carlos Pereira