quinta-feira, abril 30, 2009

Crónica

RONALDO

UM FENÓMENO QUE ESPANTA!

- Crónica de Carlos Pereira, na Rádio 05 - RNA - Angola -

Sei que milhares de seres humanos partilham as mesmas ideias que eu, no que respeita a o futebol ser um facto que fomenta tudo o que se possa imaginar, de bom e de mau. Claro que não vou aqui evocar factos que comprovam esta certeza que me assiste. Não, por apenas esses seres às centenas e nem todos merecerem, sequer, citações porque seria fazer a apologia do mau caracter de alguns jogadores, dirigentes, treinadores, e, nalguns casos árbitros – os eternos bodes expiatórios da incompetência de jogadores e treinadores.
Entre quanto o mundo do futebol nos ofereceu como factos dominadores das atenções, na última semana, registei o acto tresloucado do luso-brasileiro Pepe, do Real Madrid - que o marcou para toda a vida -, e o regresso de Ronaldo de Lima, mais conhecido no mundo da bola como o FENÓMENO. Nada para desconfiar deste nome de guerra que lhe foi atribuído internacionalmente. Um grande exemplo de fé, determinação e força de vontade. Quem diria alguma vez, há dois anos, que o Ronaldo depois de ter deixado o Real Madrid – após passagens por Barcelona e pelo Inter -, que, depois daquela lesão em 2000 que o obrigou a ficar em recuperação cerca de um ano e ainda, mais recentemente,em 2008, quando actuava no Milan- que, agora, em 2009, no berço do seu futebol, nascido e onde despontou no Cruzeiro, em 1993, o Ronaldo que foi bola de ouro nos anos 1996,97,98 e 2002 e bota de ouro em 1996... envergando a camisola do Corinthians,


chegasse de novo ao pedestal, muito parecido ao de outrora conquistado, a partir de 1995 quando se apresentou pela primeira vez na Europa com a camisola do PSV, de onde saltou para o Barcelona na época seguinte.


SEIS ANOS NO INTER DE MILÃO

Ronaldo, o Fenómeno, em seis anos seguidos no Inter, até 2002, sempre a subir passou para o Real Madrid onde jogou de 2002 a 2006, ano, que a meio da época saiu para o Milan, até 2008.
Dado como arrumado... gordo e com aspecto de molengão, Ronaldo, afinal não acabou. Tem 32 anos, está a jogar no “Timão” e ali, ainda a semana finda marcou um golo de antologia ao Santos, o clube de Pelé, que ainda vai jogar novamente, com vantagem e quase garante a conquista do Campeonato Paulista, graças à participação do Fenómeno.
Isto para não referir a sua participação na selecção brasileira.



AINDA PODE FAZER COISAS FABULOSAS








Ainda pode fazer coisas famosas...mas aquilo a que todos se habituaram não será mais possível, pois as lesões deixaram marcas e impedirão reconquistar o nivel de outrora.
Ronaldo é um predestinado. Tem uma enorme facilidade de criar amigos e, ao contrário do que muita gente imaginou, é uma pessoa simples, embora com o ego característico das grandes estrelas.
Um ídolo que chegou a pensar em abandonar o futebol... ainda hoje consegue conquistar o mundo da bola... ao ponto do próprio presidente do Brasil, Lula da Silva, desejar que ele volte a envergar a camisola dos canarinhos.
Um exemplo do segredo da mente, que obrigou a um esforço mental que foi decisiva na recuperação.

Um nome que está perpetuado na história do futebol mundial
.