sexta-feira, abril 13, 2007

MANTORRAS
tem cada qual

Pedro Mantorras não está satisfeito com a utilização que tem tido na equipa principal do Benfica. Após o encontro de ontem, o avançado angolano decidiu contestar as opções de Fernando Santos, pedindo mais tempo de jogo ao treinador. “Eu tive uma lesão muito grave, estive parado durante quase três anos, mas agora dizem que eu não aguento 90 minutos? Não concordo com isso, porque treino duas horas e meia. É difícil fazer os 90 minutos porque preciso de ritmo de jogo, só isso”, começou por afirmar o avançado. Mantorras garantiu que “ainda não” conversou com o treinador sobre o assunto, mas que, de qualquer forma, espera “poder jogar como os outros avançados do Benfica”. E prosseguiu: “Não sinto dores, não tenho limitações, treino da mesma forma que todos os outros jogadores e espero apenas jogar mais tempo. Não sou coxo, estou recuperado e só espero que me dêem mais oportunidades. Faço tudo, faço duas horas de treino – porque não jogo?” Sobre o encontro, o angolano frisou que “há que dar mérito ao Espanhol, que se bateu muito bem e conseguiu o que queria”.
Sou angolano e como tal... tenho acompanhado a carreira do "menino do Sambila*" em Portugal. As coisas boas e as coisas más. Um cem número de acontecimentos que fizeram do "menino do Sambila" o "menino da Luz". Mesmo considerando quando o seu nome esteve indicado para ser dispensado. Lesões, bocas e mais bocas, deslizes com acintes de ignorância (vale "para çempre") e condução com a "mukanda de Angola". Ele é o paradigma do genuíno angolano. Pelos gestos, pelo andar, pelas expressões, pelas bocas (ai, ai sai cada uma...) e, pela forma exagerada de se exibir para atraír atenções. Ele adora ser olhado e excita os adeptos. E os adeptos dão-lhe boa achega; pois não hão-de dar se tem sido ele que na "hora H" safa o seu querido Benfica? Vitórias, campeonato e o que de mais se deseja e espera dele.
Esta última de não querer ser coxo... é de sambilão. Fernando Santos não gostou, mas estou convencido de que vai passar a dar mais tempo ao "menino da Luz"... tal como - ontem já deu ouvidos aos outros -, e deu 90 minutos ao Rui Costa. Eu, penso que o meu conterrâneo não está amadurecido suficientemente para ser titular numa equipa do Benfica, mas como "arma secreta" talvez interesse e não pouco. E, se houver o cuidado de se corrigir os defeitos e de esimular a "alma goleadora inata"... então, sim, o Mantorras terá reunido todas as qualidades para ser titular num emblema que luta todas as temporadas pelo título luso e pela qualificação nas provas internacionais de clubes.
*)- SAMBILA - denominação popular do Bairro do Sambizanga, em Luanda, onde Mantorras nasceu (e não no Huambo, como se afirma)e onde começou a jogar futebol no Progresso e, onde foi internacional sob orientalção de Diniz, o "Brinca na Areia" que passou pelo Sporting de Portugal.
Carlos Pereira