segunda-feira, abril 02, 2007


S.L. BENFICA, 1 - FC PORTO, 1

  • EMPATE REABRE PORTÃO DO CAVALO AO SPORTING

Com INFORDESPORTO - SAPO -
O Benfica e o FC porto empataram hoje 1-1, em encontro da 23ª jornada da Bwin Liga, disputado no Estádio da Luz, em Lisboa, resultado que mantém a luta do título em aberto e pode permitir a aproximação do Sporting. A formação "azul e branca", que assim mantém a liderança com um ponto de avanço para o Benfica, adiantou-se aos 41 minutos, com um golo do seu defesa central brasileiro Pepe. O Benfica reagiu na segunda metade e acabou por conseguir a merecida igualdade aos 83 minutos, num lance infeliz do argentino Lucho Gonzalez, que introduziu a bola na sua própria baliza.Com esta igualdade, o FC Porto comanda com 53 pontos e o Benfica é segundo com 52, enquanto o Sporting, terceiro, pode aproximar-se dos dois da frente, caso vença segunda-feira o Beira-Mar, no encontro que encerra a ronda.


Opinião - Não tive possibilidade de acompanhar em pormenor o desenrolar do jogo. Outras tarefas na redacção me impediram dessa possibilidade. Olhei, de quando em vez, para o plasma e de cada vez, me convencia mais de que o Benfica só não ganharia a partida se o Helton o não consentisse, dada a sua presença atenta para manter a inviolabilidade das suas balizas. Mesmo depois do excelente golo do Pepe, não acreditei na vitória dos portistas. E não acreditei, pelo pouco do que me apercebi: o meio campo dos portistas estava amorfo; o ataque ineficaz - com um Quaresma apático (ou mal humurado -; os laterais a serem "papados" na corrida pelos alas do Benfica; a determinação em vencer, apenas estava do lado do Benfica; cuidados defensivos por demais acentuados na retranca do empate. E claro, o segundo tempo foi de futebol que não é o futebol do clube da Invicta. Eu (não gosto da primeira pessoa do singular, mas neste caso é a assinatura de uma afirmação responsável) quando o campeonato começou, aqui, manifestei a minha opinião sobre Jesualdo Ferreira, citando que "não é treinador para um clube da alta roda europeia" e muito menos para o FC Porto. E, hoje, repito: Não é. Quase a terminar o campeonato, ainda anda à procura de equipa? Depois de ter uma vantagem folgada sobre os perseguidores do título, permitiu uma aproximação perigosa - com destaque para a recuperação espectacular do Benfica e só isso porque o Sporting, quebrou também. Francamente, o FC PORTO que eu vi está retalhado e sem a "garra" que lhe sempre lhe foi peculiar. Parecia um clube de outra galáxia, a defender e a despachar a bola pelo ar, sem fio de jogo que permitisse segurar e delinear contra-ataques. Os alas nem se viram. E, no fim, Jesualdo Ferreira ainda disse:

"Na primeira parte fomos superiores e conseguimos surpreender o Benfica, mas na segunda fomos nós os surpreendidos. O nosso grande problema no segundo período residiu no meio-campo, com a inferioridade física de dois jogadores fundamentais, o Paulo Assunção e o Raul Meireles. Não segurámos o miolo do terreno e o Benfica aproveitou", disse. "Mostrámos que estamos bem vivos. Toda a imprensa colocava o Benfica no primeiro lugar hoje, mas sabíamos o que vínhamos cá fazer e continuamos na frente do campeonato."

Eu gostava de adivinhar porque Jesualdo manteve em campo todo o tempo o Adriano e mesmo o Quaresma (em noite desinspirada e longe do jogo ou cumprindo ordens?) para o Jorginho aparecer? E, essa de fazer entrar o Anderson, a um minuto do fim do tempo de acréscimo dado pelo árbitro é que eu não entendi, mesmo. Sinceramente. Não sei bem por quê, mas lembrei-me do FC Porto do tempo do Octávio Machado. - Carlos Pereira