quarta-feira, setembro 03, 2008

PEDRO MANTORRAS
voltou ao relvado
sob o olhar de Quique Flores




Neste apontamento apenas vos darei conta da situação que o "barão" do futebol angolano e jogador do Benfica de Lisboa, Pedro Mantorras, está a enfrentar no clue lisboeta, o clube cujos

adeptos o idolatram, num sentir que o "Menino do Sambila", bem merece... - ou não tivesse sido ele o salvador de muitas derrotas eminentes... com golos de última hora a marcar a sua garra.
Outros tempos, que não se esquecerão facilmente, mas a actualidade é bem diferente, uma vez que a suas mazelas são bem mais graves e muito mais difíceis de recuperar.

No entanto e apesar do pessimismo que pesa na minha opinião pessoal, a verdade é que o Mantorras, deixou ontem a fase no ginásio e passou para o relvado às ordens de Quique Flores, e a partir de agora passa a ser gradualmente reintegrado nos trabalhos "sem limitações", após mês e meio no ginásio, recordo, no rescaldo de umas férias em Angola sem cumprir com o plano determinado pelo departamento médico do Benfica. A recuperação do camisola 9 do Benfica e internacional angolano, sujeitou-o ontem, a um treino parcial para o reforço muscular em volta do joelho lesionado... e, no regresso ao relvado e ao reencontro com os colegas... Os sorrisos voltaram e a partir de agora passará a ser reintegrado progressivamente nos treinos até alcançar a disponibilidade total.
Eu penso que por muito que o Mantorras queira e se esforçe, por muito que no Benfica se faça pela recuperação do jogador, só um milagre recolocará Mantorras no estrelato do futebol português e na lista de convocados de Oliveira Gonçalves, mister angolano do Palanas Negras.
Aquele joelho já foi muito mexido, muito martirizado e o que havia a fazer já foi feito. Pelo menso é o que depreendo uma vez que o Benfica deixou de mandar Mantorras a Espanha. Desde o tempo do treinador Fernando Santos que nos ficou essa ideia. Penso assim, porque sem querer ser demasiado pessimista, o Benfica precisa resolver o problema de Mantorras, pois não esqueço que é um item contabilístico orçado em cerca de 50 mil euros mensais, uma parecela elevada, pois representa cerca de 600 mil anuais. Um investimento sem contrapartida para ser eternamente suportada como prejuízo... isto é, um contributo importante para o passivo do Clube... Bem, mas como o presidente Vieira, é um dos homens da lista dos portugueses mais ricos... e é o padrinho do "Menino do Sambila"... pode ser que... Oxalá!Acho que minhas meias-palavras desta crónica bastaram para bons entendedores.
- carlospereirangola@gmail.com