quinta-feira, agosto 13, 2009

ANGOLA

ANGOLA VENCE TOGO
e deixa boa impressão
- Carlos Pereira -

A equipa dos "PALANCAS NEGRAS", selecção nacional angolana de futebol, defrontou esta quarta-feira no Estádio Do Restelo, em Lisboa, a selecção do Togo, em amistoso preparatório do CAN'2010, a maior prova do futebol africano, que Angola promove a partir do próximo mês de Janeiro.
Depois de ter empatado com a Guiné Conacry, em Março, e de ter somado vitórias em jogos de preparação ante equipas do Campeonato Angolano "GIRABOLA", os PALANCAS sob a orientação tecnica de Manuel José, revelaram-se hoje em Lisboa, frente ao Togo - do fabuloso Adebayor Sheyi -, uma equipa com capacidades a justificar uma boa participação no CAN'2010.
O novo tecnico ainda que não tenha disfrutado das melhores condições de trabalho, apresentou em cada uma das partes do encontro, duas equipas distintas, conservando uma base defensiva com Lama, Enoke e Kali, para na etapa complementar entrarem os oito titulares: André Mukanga, Mateus, Rui Marques, Flávio, Zé Kalanga, Gilberto, Mabina e Nelo.
E tudo foi bem diferente da primeira em que a equipa jogou complexada, permitindo o nulo ao intervalo, perante uma equipa que se recolheu na defesa, sem mesmo o seu maior craque - Adebayor -, conseguir virar a tendência o jogo, com um Brenner Guillaume a remar contra a maré.
O tempo complementar foi o que se pode dizer uma equipa internacional mentalizada em todas as vertentes em como se joga futebol moderno, psicológica, tecnica e tacticamente forte.
Sob uma arbitragem muito pedagógica e bom nivel do portguês Pedro Proença, Angola venceu por 2-0 com golos de Flávio (46') e de Mateus (73') um encontro que a considerar as excelentes oportunidades de golo, bem podeira ter sido uma vitória bem mais dilatada.
Na equipa angolana não há nomes a salientar: foi uma verdadeira equipa; no Togo, como j+a referi Adebayor (mesmo molengão) e Brenner foram os mais lutadores.
Mesmo jogando sem alguns nomes sonantes da equipa como, por exemplo Santana Carlos, Manucho... ficámos com a impressão que Angola terá uma palavra séria a dizer na compita do CAN'2010.