quinta-feira, agosto 13, 2009

Grande
angular

VENDEDOR AMBULANTE

No exterior do Estádio do Restelo (Lisboa-Portugal), aquando do jogo ANGOLA-TOGO (2-0)- um amistoso de rodagem da equipa angolana que está a preparar a participação do CAN'2009 -, o negócio ambulante estevepresente com este senhor "barrigudo" exibindo toda a gama de produtos sugestivos que muitos dos angolanos que ali se deslocaramm para ver os seus craques abasteceram-se e ajudaram alguém que faz pela vida, honestamente.

O QUE É UM (CAMELÔ)
VENDEDOR AMBULATE?

- Fonte: WIKIPÉDIA -

Um camelô (português brasileiro) ou vendedor ambulante (português europeu) é o nome comum dado aos vendedores de rua do comércio informal ou clandestino, com banca improvisada, em especial nas grandes cidades.
Os camelôs são muitas vezes combatidos pelas autoridades - entrando freqüentemente em conflito aberto com estas, uma vez que vendem produtos baratos – de qualidade duvidosa (normalmente importados da Ásia, ou então copiando mídias com direitos de autor) – por fazerem mau uso do espaço público (ocupando as calçadas e atravancando a livre passagem dos transeuntes – e por não pagarem impostos, ao contrário dos lojistas licenciados. Também são considerados um reflexo do crescimento alarmante do desemprego, embora seu modo de vida não seja considerado desemprego e sim subemprego.
A palavra é um galicismo (provém de camelot, em francês, "vendedor de artigos de pouco valor"), e muitas vezes é substituída por "marreteiro". Camelô e ambulante são sinônimos, só que a primeiro é uma denominação popular e a segundo é uma denominação da legislação, pode exercer vendas em um ponto fixo ou as exercê-las em movimento