domingo, outubro 18, 2009

GIRABOLA'2009

(Texto e Imagem: ANGOP)

Futebol


PETRO CAMPEÃO'2009

O Petro de Luanda confirmou neste domingo em Luanda, a conquista do seu 15º título do Girabola, ao vencer a equipa do Atlético Sport Aviação (ASA), por 2-1, em jogo da 25ª e penúltima jornada do Campeonato Nacional de Futebol da primeira divisão, disputado no Estádio da Cidadela Desportiva.

David, aos 9 minutos, inaugurou o marcador para os petrolíferos, tendo o aviador Ângelo empatado, aos 43, e Job a fechar aos 92 minutos. Os " tricolores" entraram na partida bastante determinados, pressionado o seu adversário mesmo nos minutos iniciais.

Já com o título antecipadamente garantido, em função da derrota sábado do seu principal perseguidor o Benfica de Luanda, por 1-5, diante do 1ºde Agosto, os comandados do treinador português Bernardino Pedroto, que precisavam apenas de um empate, totalizam 55 pontos.

Em resultado de um maior pendor ofensivo e jogadas combinadas, aos nove minutos o médio David abriu o activo com um golo de pé esquerdo, ao receber um passe de Jocka. O golo bastante festejado pelos adeptos tricolores veio trazer mais velocidade a partida tendo o ASA ficado muito tempo a viver alguma pressão dos atacantes do catetão.

Ainda na primeira parte, com a vantagem no marcador o Petro de Luanda controlou a jogada e por sucessivas vezes chegou com perigo a baliza contrária, mas sem que a bola entrasse.

Neste período, realce para o lateral esquerdo Yamba Asha, que repetidas vezes levava a bola com algum perigo para reduto guarnecido por Nuno, que era obrigado a defesas apertadas para evitar entrada da bola na baliza aviadora.

No confronto, realce para o guarda-redes petrolífero Lama, que ficou durante cerca de onze minutos sem tocar no esférico, numa grande eficácia dos defesas e meio campistas dos campeões em título.

O treinador aviador Minhonha fez a primeira alteração do conjunto quando eram decorridos quarenta minutos, ao tirar o médio Miguel e no seu lugar colocar Manuel, na defesa, para travar a avalanche atacante do Petro. Apesar disso, a dois minutos do intervalo, Ângelo fez o golo da igualdade para o ASA, ao bater de forma clara a defesa "tricolor" e o guarda-redes Lamá, tendo a partida terminado empatada a uma bola.

No reatamento, a partida toma um carácter mais equilibrado, mas com um ligeiros ascendente dos petrolíferos. Aos 56 minutos, a equipa do Petro faz a sua primeira alteração tendo privilegiado o ataque, ao colocar na quadra Massinga, para lugar e Jocka. Três minutos mais tarde entra Mabiná para o posto de Humberto.

O experiente jogador do ASA Toni Osódio, aos 79 minutos, levou a bola a trave da baliza de Lamá, que por pouco mudava a história do jogo. Já no tempo de compensação um remate de Job na zona frontal da grande área aviadora, surge o golo bastantes festejado pelos adeptos que hoje pintaram as bancadas do estádio nacional da Cidadela com o vermelho, amarelo e azul.

Com este resultado, o Petro de Luanda já campeão é cada vez mais líder da competição, agora com 55 pontos, contra 47 do Benfica de Luanda, na segunda posição. Enquanto o ASA é 6ª com 35. O Académica do Lobito, com apenas 14 pontos é o último do Girabola2009.