quarta-feira, maio 25, 2005

ACTUALIDADES


PORTUGAL: O FC Porto assegurou junto do Leiria a contratação de Helton, derrotando sobre a meta o Corinthians, clube que já tinha anunciado um acordo com o guarda-redes, e o Sporting, que terá perguntado o preço na sequência das notícias que apontam para a saída de Ricardo.


BRASIL: Parreira está em Istambul mas no Rio o supervisor técnico avisa que quem não for à Alemanha em Junho está mais longe do Mundial de 2006. Uma forma genuína, muito peculiar ao popular técnico dos canarinhos... razão pela qual ele fez a advertência a "tempo e a horas" para que não chegue a "última da hora" e se entre nas aflições costumeiras.
Entre no assunto... ... e leia a crónica de LEONOR MOREIRA

ANGOLA: O avançado Mantorras estará presente no dia 5 de Junho, no Estádio da Cidadela, em Luanda (capital angolana), para o encontro de futebol entre as selecções nacionais de Angola e da Argélia, referente à sétima jornada (grupo IV) da dupla campanha de apuramento ao CAN e Mundial de 2006, no Egipto e Alemanha, respectivamente. De acordo com o vice-presidente da Federação Angolana de Futebol (FAF) para as selecções nacionais, José Luis Prata, o jogador, que se sagrou campeão da Superliga portuguesa no passado domingo pelo Benfica de Lisboa, virá a Luanda em companhia do seu fisioterapeuta Rodolfo Moura. No mesmo avião chegaram também os restantes atletas convocados pelo técnico Oliveira Gonçalves, que nesta sexta-feira jogam em Rades, com a sua similar da Tunísia (campeã africana). O dirigente federativo confirmou igualmente a presença de Akwá`, do Qatar Sport Club. O goleador-mor dos Palancas Negras (denominação da turma angolana) é esperado em Luanda ainda hoje. A selecção nacional ocupa a segunda posição do grupo, com 11 pontos. A Nigéria lidera a série com 13.



POLÍTICA:

A realização das próximas eleições em Angola, em 2006, vai representar um importante passso para a estabilização das instituições nacionais e a normalização da vida dos cidadãos angolanos, afirmou hoje, em Luanda, o ministro das Relações Exteriores, João Miranda, por ocasião do 25 de Maio, Dia de África.
Entretanto, no período da manhã de hoje, realizou-se uma cerimónia de deposição de uma coroa de flores pelo ministro das Relações Exteriores, João Miranda, na estátua do primeiro presidente de Angola, António Agostinho Neto, um acto que marcou o dia dedicado à África.Na ocasião, João Miranda disse que os conflitos inter-étnicos presistentes ainda em vários países africanos deixam o continente ainda longe de atingir certos patamares. De acordo com o governate, para que a África tenha harmonia e possa desenvolver-se é necessário que estes conflitos terminem.