sexta-feira, maio 27, 2005


CAMPEÃO SEM DIREITOS



A EQUIPA DO LIVERPOOL, foi recebido ontem na sua cidade-sede, por cercade 500 mil pessoas (um banho de multidão! ) que gritaram "Campeão" da Anfield Road até ao St. Georges Hall, um dos edifícios mais emblemáticos da cidade. O actual campeão europeru de futebol, após ter escrito uma página de ouro na final deste ano frente ao Milan (depois de estar a perder por 3-0 acabou por empatar e vencer no prolongamento com o chamado golo de ouro), está impedido pelos regulamentos da UEFA, de disputar a TAÇA DOS CAMPEÕES EUROPEUS na temporada de 2005/06. Tudo isto porque a Federação inglesa se precipitou e indicou os quatro clubes do campeonato mas, esqueceu-se que o Liverpool (5º classificado) poderia ser campeão europeu... Agora, a UEFA não arreda pé e já afirmou que não vai alterar os regulamentos e, segundo afirmação do porta-voz da UEFA numa entrevista dada à BBC Rádio Five, só a Federação inglesa pode resolver o problema retirando da lista o quarto classificado (Everton) e entregue ao Liverpool o espaço respectivo.
Recorde-se que em 2000, a Federação espanhola sacrificou o Saragoça (4º classificado do campeonato espanhol) para que o Real Madrid pudesse defender o título ganho nesse ano.
Nem este caso serviu para que a Federação inglesa salvaguardasse os interesses do Liverpool. Ou será que, de facto, reclamou o estatuto de excepção para os "reds" caso estes se sagrassem campeões? De qualquer forma a UEFA já tomou posição definitiva: não vai alterar os regulamentos da prova.