sexta-feira, maio 20, 2005

R-e-g-i-s-t-o-s:




Não é nada fácil nos tempos de hoje, tempos que correm à nossa frente, ao nosso lado, esquerdo e direito, e na nossa rectaguarda, encontrar uma razão única para postar, seja num modesto blog (este), seja em qualquer um editorial. É difícil. E, se algumas vezes somos dominados pelo comodismo ou para dar repouso a 24 horas de esforços mentais, e, conseguimos optar por um dos milhentos assuntos que nos rodeiam, a verdade, é que no dia seguinte, quando relemos o que escrevemos, ficamos tristes pela "burrice" que fizémos... com tanta coisa muito mais importante para referir para além daquela que escolhemos.
Hoje, um dia após a frustração de ver a Taça UEFA não ficar em Lisboa (foi para a Rússia) no Sporting - mas que grande melão - as páginas dos media só mostram caras tristes aqui em Portugal, caras alegres lá no Brasil - pudera, jogadores brasileiros foram os matadores do jogo - o mundo rodopia ao meu redor e fico a meditar neste título da última página do jornal "PÚBLICO" :
SUPERFÍCIE DA TERRA está a receber cada vez mais radiação solar
Um alerta que merece ponderação. Devido à redução da poluição, chega mais radiação ao planeta, o que pode contribuir para o aquecimento global. Um problema que origina a discórdia entre cientistas que andam preocupados com o chamado "efeito de estufa", no entanto, não precisamos de ser cientistas para verificar e ter certezas, de que as temperaturas, de ano para ano, têm subido, a claridade é mais intensa e a poluição atmosférica diminuiu. São factos que, qualquer mortal pensante pode concluir: contribuem para que não tenhamos dúvidas de que "o calor vai apertar nos próximos anos, isto é, o aqueciemento global será um facto, os estudos revelados, deixam-nos esta certeza. Meus amigos (as) cuidado com o cancro da pele.

Mas há quem não se preocupe muito com estes problemas e se identifiquem mais com coisas mais belas do corpo. Eu preocupo-me com tudo, até mesmo quando o cobrador bate à minha porta. Saber porque o gelado se derrete mais depressa no Brasil do que na Rússia... Bem! Adiante. A foto ao lado apresenta-nos CATHERINE ZETA-JONES, foi eleita a mulher ideal. A esposa de Michael Douglas foi eleita a celebridade feminina com o corpo mais perfeito, pelos leitores da revista "EVE", deixando muita gente de boca aberta o facto de ANGELINA JOLIE, HALLE BERRY, KATE WINSLET E JENNIFER LOPEZ e... mais estranho ainda, o facto de aquela a quem alcunharam de "o corpo" ELLE McPHERSON (na foto em baixo e à direita) nem sequer ter ficado entre as primeiras.

Deixemos estas coisas - ou se preferem deixemos estas belezas - e, olhemos, em síntese, outros factos que me absorveram:

Um estudo divulgado aqui em Portugal, revela que se ocorrer uma onda gigante (tsunamis) no Algarve (se conhece o Algarve sabe ao que me refiro, se não conhece, eu explico: o Algarve é uma província de Portugal - país no extremo sul da Europa, tem o formato de um rectângulo e está pegado à Espanha. Imagine esse rectângulo e aponte o dedo à zona que fica mais a Sul, que entre o Oceano Atlântico tem pela frente Marrocos, o continente Africano)- bem: fóra com as indirectas - e, o tal estudo revela que 25.000 e 200.000 pessoas poderão ser afectadas, cujo prejuizo poderá ascender a 3.000 milhões de euros, um sexto do capital investido na região.

O milionário Donald Trump apresentou um projecto para a reconstrução das Tores Gémeas (as tais alvejadas pela Al Queda) em Nova Iorque (Twin Towers II) e acha que é mais atraente do que o já aprovado "Torre da Liberdade" do seu colega Liebeskind... Que coisa feia... mr. Donald.
Segundo noticiou a revista "O Brasileirinho", editada aqui em Portugal, o laboratório farmacêutico norte-americano Pfizer anunciou a suspensão da venda no Brasil do anti-inflamatório "Bextra". A droga provoca o aumento de reacções alérgicas na pele numa percentagem superior a outros medicamentos semilares. Também foi referido que pode criar situações (raras) de comprometimento de órgãos, como os rins, que, em caso extremo, pode causar a morte. Segundo a Pfizer, há hoje cerca de 30 mil pacientes no Brasil tratados com Bextra e, no Mundo, são cinco milhões de pessoas. Numa decisão voluntária o medicamento foi retirado da venda no Brasil.