quinta-feira, fevereiro 02, 2006

espantos

Espantado com quase tudo o que me rodeia, tudo o que leio nos jornais, vejo na TV e oiço na Rádio, fico "meditabundo" sem saber em que ponta de espanto me hei-de agarrar para aqui preencher um espaço de edição dos meus escapes. Agir na hora é comigo e com as cautelas devidas para não trair meu ego, o melhor e aconselhável e deixar correr os dedos pelo teclado e desatar a despejar o saco:
Como não podia deixar de ser, o desporto é prioritário para repudiar três situações recentes:
1 - A forma como um grupo de energúmenos atentou contra o treinador do FC Porto, Co Adriaanse, actuou para manifestar desagrado pelo empate (0-0) que o clube obteve com o Rio Ave. O carro ficou com alguns vidros partidos e riscos num dos lados. Físicamente nada a registar pois os agressores não tiveram tempo. O clube está em primeiro lugar na Liga, com 4 pontos de avanço sobre o segundo clasificado.... Imagine-se se tivesse perdido a liderança. No rescaldo muitas atitudes de solidariedade para com o treinador holandês que continua a sua vida normalmente e sem segurança, e, sobretudo, enalteço a atitude da SAD portista que retirou todos os apoios que vinha dando à claque oficial do clube, os Super Dragões.
2 - Na África do Sul, a selecção daquele continente foi hostilizada à chegada do Cairo, onde participara na CAN sem conseguir uma única vitória... facto uma vergonha para um país que pretende organizar o Mundial de 2010 e que, em tempo recente, Carlos Queiróz (Manchester United) foi corrido como treinador por razões (admitidas) de racismo e invejas...
3- Mantorras, angolano do Sambila, (bairro periférico da capital angolana) não conseguiu dar resposta às suas ambições de aparecer como matador e menino bonito do Benfica de Lisboa. No Benfica, ultimamente, fica no banco e entra (e às vezes resolve jogos) mas sem etiqueta de titular... cada vez menos isso. Chegou já a admitir a saída para outr clube e agora na selecção de Angola, algo aconteceu que o "lindinho" não gostou por não ter sido titular nem sequer ter saído do banco em jogos importantes, como foram os com o Togo (vitória 3-2) e RDCongo derrota (0-2). E as bocas rebentaram: não me interessa a selecção para não jogar. Pois, ele quer é mostrar-se... sentia-se único, o maior da selecção... mas lixou-se... porque seria? Alguém acredita que o treinador Oliveira Gonçalves, que sempre o apoiou, elogiou e defendeu... ia agora enforcá-lo? Habituaram mal o menino e agora... ele tá aí armado em ....
ANGOLANOS MOSTREM QUE NÃO PRECISAM DO MANTORRAS NO MUNDIAL... e se o AKWÁ se armar em fidalgo... (para falhar como falhou na CAN) que volte para as Arábias onde não se fala kimbundu. De certeza que o melhor marcador do GIRABOLA OU OUTRO QUALQUER PONTA-DE-LANÇA ANGOLANO GOSTARÁ DE ESTAR NA ALEMANHA. Tambula conta, meu caro Pratas.

Não consigo encontrar uma razão para admirar o presidente estadunidense. Desde a duvidosa vitória nas eleições norte-americanas. Ontem, o cavalheiro, que é um dos donos da maior empresa de petróleos dos Estados Unidos, disse que é preciso encontrar alternativas energéticas para o petróleo... dá para rir. Mas para meditar também.... já está a arranjar argumentos para emprenhar aliados e para fomentar uma invasão do Irão, alegadamente detentor de força nuclear. Quer dizer que só os EUA é que podem ter o direito de se defender e atacar com forças nucleares? Nem vale a pena dizer mais nada... parece que o povo americano, farto de saber que todos os dias morrem americanos (que não familiares de Bush) no Iraque e noutros pontos do Universo, onde abusivamente se imiscuiram na vida interna desses povos indefesos, está a ganhar consciência que Bush não serve mais... pelo menos as sondagens americanas mostram, claramente, que não há maioria (como, verdadeiramente, nunca houve) e que Bush, não vai ser reeleito.

Quem chegou para ele foi Fidel Castro...que há dias ofereceu aos americanos pobres dificientes visuais a possibilidade de serem operados gratuitamente em Cuba... que grande bofetada de luva branca, grande Fidel.

O Caminho de Ferro de Benguela está a voltar a ser uma realidade... Caramba! Eu que sei como é que a UNITA o destruiu desde Benguela à fronteira leste. Mas o governo de Eduardo dos Santos negociou com chineses e as garrás vão apitar de novo, muito brevemente.

A Rádio Nacional de Angola (Rádio Cinco) está de parabéns pela cobertura directa da CAN. Um abraço, Isaac Santos e Arlindo Leitão. Parabéns!
Em Lisboa, nesta semana a polícia apanhou dois gangs. Espantem: menores e ambos chefeados por rapazolas de 13 e 15 anos... com desplante de arranhar os ouvidos a contaram suas aventuras na roubalheira de carros, assaltos, etc etc... com sorriso nos lábios.. pois sabem que nada se pode fazer contra menores. Para onde caminhamos... senhor Deus?
No Brasil, o desemprego desceu... diz a GLOBO, e uma mulher ensacou a sua bebé e atirou numa lagoa... Coisas em que o Diabo foi mais uma vez derrotado por Deus... alguém topou o saco e a criança recém nascida salvou-se... A mãe, essa desgraçada, está detida.
A ETA, grupo separatista basco, em Espanha, não desiste de lutar pelos seus ideiais e as vítimas são inocentes. Agora fez explodir uma bomba na Central de Correios de Viscaia, em Bilbau. Não foi divulgado o número de vítimas. Não há palavras em espanhol ou castelhano para negociar as reivindicações?
Ariel Sharon já nada vai resolver para Israel. Continua em estado grave e agora alimenta-se por sonda. Acabou. Enquanto isso o Hamas, governando a Palestina, está sob a mira de Bush, em defesa de Israel.. avizinha-se algo de perigoso naquela zona de conflitos. Incrivel mas ali não há petróleo... nem ÁGUA.

Atingi o limite de meu espaço. Por agora. Meu aceno amigo para todos.