sábado, março 04, 2006

barafundas

PEDRO EMANUEL NA BERLINDA

jogar ou não jogar no Mundial'06


A notícia de que faltam requisitos legais ao defesa do FC Porto para poder representar Angola no Mundial'2006 não tem fundamento, afirma o vice-presidente José Luís Prata. A certidão de nascimento é suficiente para comprovar a dupla nacionalidade e o resto depende de uma promessa alegadamente feita por... Gilberto Madail
Carlos Gouveia, do jornal O JOGO, escalpelizou o assunto.

LEIA AQUI


OPINIÃO Este assunto, que surge na ponta final da preparação da selecção da minha terra, Angola, deixa-me apreensivo e preocupado com o que está acontecendo, sobretudo, para se tentar a integração do meu conterrâneo PEDRO EMANUEL(nasceu, como eu em Luanda, mas aos três anos deixou o País com os pais, devido à independência que obrigou muita gente a bazar). Na ocasião eu fiquei e permaneci na minha terra até 1989. Sou angolano dos sete costados. Amo minha Angola e por ela me sacrifiquei muitos anos a participar pela descolonização, pela independência, pela consolidação da liberdade do povo angolano. Por isso, eu não acredito que o Pedro Emanuel vibre e se sinta como angolano com a camisola dos "Palancas Negras". O excelente central do FC Porto, vibra e sente com avontade de inscrever no seu currículo uma participação na prova mais prestigiante do futebol mundial. O Pedro Manuel que me entenda nesta minha posição.
É certo que no CAN houve fraca participação. Não se podia esperar outra coisa, após uma preparação do plantel tão diversificada, impeditiva na homogeneização da equipa, e, com algumas facetas nada abonatórias para a organização dos estágios, principalmente em Espanha. Mas, adiante. Oliveira Gonçalves (OG), cedo começou a sentir-se coartado de formar o onze ideal, impedido de utilizar alguns jogadores fundamentais que integraram as difíceis jornadas que foram palco da qualificação para o Mundial e para a CAN. Casos de doping, lesões, amuos, indisciplina, craquices também deixaram OG sem jogadores básicos do sistema que o obrigaram a pensar nas alternativas (extras) de convocar jogadores no estrangeiro ainda que isso o pudesse contrariar um pouco como angolano de gema que muito gostaria de manter o maior numero possivel de jogadores que integraram o GIRABOLA e que, por consequente direito, estariam no Mundial e na CAN. Fleugmático como o conheço, OG vergou com respeito aos seus princípios e, chamou quem devia chamar e mandou para o banco quem devia mandar. Fez o melhor possível, em meu entender. Quanto ao Mantorras - o craque com passaporte válido "para sempre" -, tece o que merecia e OG esteve muito bem nas opções. Allez "menino do Sambizanga".
Agora, com a CAN perdida e o Mundial à escâncara, o técnico angolano viu-se encostado à parede e o zurzir de alguns ganharam força e, claro, aí está o caso Pedro Emanuel, novamente na berlinda, goradas que foram as tentativas (?...) de o inserir na disputa da CAN. Sem dúvida um reforço de primeira água. Eu sou admirador do jogador que conheço (s.f.) desde o tempo do Boavista. Será, sem dúvida, um excelente reforço para a defesa "desfalcada" de *barões verdadeiros. Oxalá os argumentas que o meu amigo José Pratas, da Federação angolana, vai colocar a quem de direito, consiga dar a volta à situação, acabando com a confusão gerada pelo RECORD e pela A BOLA (jornais editados em Lisboa), que classificaram impossivel a inclusão de Pedro Emanuel na selecção angolana. Seja feita justiça a O JOGO, que não alinhou na "esperteza" dos concorrentes. Oxalá tudo acabe com a integração do Pedro Emanuel.
Aos meus patrícios angolanos, que estão a disputar o GIRABOLA, quero deixar uma palavra de alento: Tenham calma rapazes, outras oportunidades virão. Não conheço as capacidades que têm patenteado ao longos dos nossos campeonatos, por isso, não cito nomes, embora acredite que possam haver, entre vós, alguns com mérito para serem chamados a defender o futebol da nossa Angola na Alemanha.
ULTIMA HORA - E agora? O Jorge Andrade lesionou-se. A selecção dos "tugas" ficou desfalcada e Scolari, ao que noticiam os jornais ,está apontando Pedro Emanuel, entre os que provavelmente vai chamar. E agora... ANGOLA OU PORTUGAL, PEDRO? ENTRE A ESPADA E A PAREDE! Três anos é pouco para angolanizar... mas, há milhões de um povo à tua espera... e a tua palavra? Um berbicacho... pois já se está a adivinhar o desfecho caso o brasileiro Scolari te convocar, mesmo sabendo que queres representar a tua terra natal... Uma porra, né? Carlos Pereira - Março,4




"EMPRÉSTIMO DE MANTORRAS?
- Temos de pensar nisso"


A confirmação foi ontem lançada pelo próprio treinador encarnado: com Nuno Gomes, Marcel e Miccoli à sua disposição, Mantorras não tem espaço nas opções técnicas, pelo que o empréstimo no final da presente temporada é uma hipótese a equacionar. E os números facilmente comprovam as decisões do treinador benfiquista - desde o início da época, e englobando as três competições disputadas pelos campeões nacionais, o camisola 9 só foi titular na partida inaugural da Taça de Portugal, frente ao Leixões. O internacional angolano jogou, então, os 90 minutos, quase tantos como tem corridos na Liga dos Campeões. Curiosamente, a "Champions" acaba por ser a prova onde o ponta-de-lança é mais utilizado, visto que entrou em cinco dos sete embates até agora disputados.
Na Liga, a estatística revela ainda maior frieza para o jogador encarnado. Contas feitas, Mantorras ainda não começou qualquer jogo de início e já não faz parte das escolhas do técnico holandês desde a recepção ao Paços de Ferreira, que as águias venceram no último dia 8 de Janeiro. Recorde-se, todavia, que o avançado se integrou, logo de seguida, nos trabalhos da sua selecção nacional na CAN'2006, regressando a Lisboa apenas no dia 1 de Fevereiro. Desde que regressou do Egipto, este é já o quinto jogo da Liga consecutivo para o qual não é convocado.


KOEMAN, em entrevista a O JOGO

Contrariando atuardas, que noticiam o afastamento do internacional angolano, Filipe Pedras, repórter de O JOGO, em entrevista ao técnico holandês do Benfica, deixa tudo em pratos limpos, sem especulações:

O JOGO | Depois de ter regressado da CAN, Mantorras não voltou a jogar pelo Benfica. Tem sido uma mera opção técnica?
R. KOEMAN | Sim, a única razão para o deixar de fora é técnica, pois temos três pontas-de-lança - o Miccoli, o Marcel e o Mantorras. Mas, nos últimos dois jogos, o Nuno Gomes também tem jogado como ponta-de-lança e não posso convocar quatro pontas-de-lança, se coloco o Nuno nessa posição. É demasiado ter três sentados no banco. Dois até pode ser, um é garantido. Esta é uma decisão que tenho de tomar.
P | Vendo as coisas desse prisma, não teria sido melhor tê-lo emprestado?
R | Este ano, a situação é complicada, mas faltam dois ou três meses para acabar a temporada e temos de pensar nisso.