sexta-feira, março 31, 2006

quotidiano | cotidiano

COMBOIOS, GENTES E MUNDO

Sempre gostei de comboios. Desde criança e até já contei aqui sobre essa tendência infantil e está para aí algures nos meus arquivos. Agora, desde que o jornal onde trabalho mudou as instalações das Olaias para a baixa de Lisboa, por razões directamente ligadas à economia doméstica, deixei de utilizar o meu Citroen Saxo - que adoro conduzir - para regressar aos comboios - onde devia sentir-me maquinista mas as caras lindas e as vizinhanças no banco me obrigam a concentrar-me na autenticidade da viagem -, os de superfície e os do subsolo, vulgo Metro. E tem sido um encanto. Antes, em 15 minutos [120 km/h] punha-me no trabalho. Nos dias de hoje, levo cerca de uma hora... com as seguintes coordenadas: 500 mts. a "butes" até à estação, 14 minutos; comboio da Linha de Sintra para Lisboa até Sete Rios, 30'; a butes, na estação de Sete Rios até à estação do Jardim Zoológico, do Metro, 8'; do Jardim do Zoológico ao Marquês de Pombal, Metro, 8'; a butes, do Metro até ao jornal, na Avenida da Liberdade, 4'.
Gosto dos pormenores, o que justifica esta longa introdução a este post.
Hoje, na cadência do "kurikutela" (termo popular angolano de comboio) tactactoctocktactaca... com a carruagem quase vazia alguns acontecimentos da actualidade me ocorreram: pensei no que poderia estar a fazer o coronel brasileiro da Força Aérea, Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro a viajar para o espaço a bordo da Soyuz TMA-8. que vos apresento aí à direita. Ele e mais um russo e outro americano vão substituir a actual tripulação da (EEI) Estação Espacial Internacional , onde vai permanecer uma semana para efectuar uma série de experiências científicas (nas áreas da bioquímica, termodinâmica, cinética de enzimas, cristalização de proteínas, semicondutores e difusão térmica) e vídeo-conferências. O astronauta tem em mãos a missão denominada "Centenário" em homenagem ao 'pai da aviação brasileira', Santos Dumont.
Caramba! E eu aqui nestes tremeliques ferroviários. Que inveja... Quem manda ser jornalista? Aguenta, aí rapaz, até que consigas acerta na chave do Euromilhões e vai dar uma curva no Espaturismo...e, a propósito, veja a chave do concurso de hoje, sexta-feira, que mais uma vez deu jackpot: 3-20-31-45-50 [6-7].
E, hoje, quando cheguei ao jornal, visitei um dos sites preferidos, de produção chinesa onde habitualmente encontro motivos de interesse invulgar, como esta imagem da artista chinesa
ZHANG ZIYI
Clique aí e veja mais fotos.