sexta-feira, março 17, 2006

to be or not tobe

SER OU NÃO XENÓFILO


Acontece-me muitas vezes enfrentar uma luta interior que gera dúvidas, dando ideia de enfraquecimento de personalidade, de tal forma que, o meu ego joga jiu-jitsu e eu o karaté.
Luta desequilibrada - fazendo lembrar aquelas outras que monges travavam com os mongóis -, em que a consciência actua como árbitro. E é, precisamente, quando oiço o apito que paro e aceito a nulidade do combate, como um empate mal determinado, pois eu fico sempre numa posição dúbia, mas, concreta e decididamente vitoriosa. Bem, explico: pois, meus amigos, não devem estar a entender muito bem este imbróglio: a consciência dá-me razão mas o ego diz que não.
Daqui para a frente só tenho uma alternativa para poder encontrar uma resposta definitiva às minhas dúvidas: opinar com os colegas. E hoje foi com o Bernardino (Sporting) que conversei e os resultados foram satisfatórios. A minha opinião sobre a polémica que se instalou sobre as declarações de RICARDO QUARESMA, ao jornal da Catalunha
SPORT.es
foi considerada certa. O Quaresma foi sincero e falou sem atentar na repercussão que daí adviría, particularmente nas alas benfiquistas e não só...
Por exemplo o jornal
RECORD

pela pena de JoséRibeiro, colunista da 48, atribuiu com a chancela do jornal a medalha de lata a Quaresma, nestes termos: Ter passado um ano em Barcelona; ter sido campeão pelo Sporting; e jogar no FC Porto não o absolve no facto de assumir preferir a vitória do Barça sobre o Benfica. Feio./b>
Quer dizer, na opinião de JR o jovem futebolista, deveria ser hipócrita, falso e mentiroso, pois deveria ter assumido preferir a vitória do Benfica, em vez a do Barça. Ora mal... épreciso ter lata para denegrir a personalidade de um jovem, só porque não mentiu nem lisonjeou os benfiquistas e, insinuar implicitamente ser ele xenófilo. O miúdo, atésoube dizer, com diplomacia, a verdade do seu pensar, nunca desrespeitando o clube luso. Transcrevo a citação em espanhol, para que a tradução (...) não adultere o significado:
Le deseo toda la suerte al Barcelona en la competición. Quiero que la gane. El Benfica es um bueno equipo al que no lo tendrá tan fácil como quizáse pueda creer, pero si el Barça juega como sabe, creo tiene más posibilidades de llegar a semifinales.
  
E, não só, acrescentoeu: Se o Benfica jogar como não sabe (recordo jogos com a Naval e Guimarães), o Barça pode jogar com as reservas; mas se o BENFICA jogar bem q.b. (recordo jogos com Manchester e Liverpool) o Barça tem de jogar q.b. como a melhor equipa do futebol europeu.

Para os meus leitores que não conhecem Portugal e os portugueses... fica meu desabafo: QUE PAÍS! AINDA HÁ CADA MENTALIDADE ! E pergunto: Sendo o Quaresma de etnia cigana, não terá sangue espanhol na veia?

ÚLTIMA HORA - RICARDO QUARESMA, através o sítio do FC PORTO desmentiu ter feito tais declarações. Confirmou ter falado com o SPORT, mas exclusivamente sobre a sua participação na Selecção Nacional de Portugal.
Já esperava algo semelhante... é mais uma a fortalecer certos conceitos e preconceitos sociais nas sociedades sub-desenvolvidas... e como este foi o tema que escolhi para editar..., não vou esconder quanto o assunto evoluiu a meu lado, ainda que, minha posição possa estar em risco de severos comentários. Estou cá e não vou deitar no lixo algo que até é revelador de "coisas giras" desta profissão maravilhosa que é o jornalismo. Eu sou assim. | Carlos Pereira