quarta-feira, março 22, 2006

prova dos nove





FC PORTO VENCE SPORTING
na luta pela Taça de Portugal
EM JOGO EMOTIVO
RESOLVIDO NOS PENÁLTIS


Terminou: Após prolongamento e decisão nos penáltis. Não podiam ganhar os dois. Um ficaria a chorar e outro a festejar a vitória. Este o resultado das meias-finais da Taça de Portugal: 6-5 para o FC PORTO. Um resultado que deixa adivinhar o equilíbrio da compita, entre candidados ao título nacional, entre as duas melhores equipas do campeonato luso. Com o Sporting a marcar primeiro no prolongamento, tudo indicava que estava encontrado o vencedor. No entanto, Quaresma estava lá (e Caneira estava no banco...) e Mc Carthy aproveitou. Um centro do ciganito e um remate de cabeça do sul-africano, imparável, que Ricardo viu de longe deu o empate e, depois, depois foi o redimir do grande Vítor Baía a defender o primeiro penálti do miudo Moutinho (pena...). O resto é a lógica do futebol quando há talentos em jogo: o Sporting tranformou quatro e o FC Porto tranformou cinco: Lucho, Paulo Assunção, McCarthy, Ricardo Costa e Lisandro não falharam e a festa portista foi delirante (ver foto) num espectáculo que foi emotivo e só não foi calmo, por Caneira ter estragado a festa indo meter-se onde não era chamado, num desaguisado de palavreado entre Meireles e Deivid. Claro... somou o segundo amarelo e foi ver a derrota do seu clube, sentado no banco - culpa mea - com o ciganito a entrar pelo seu flanco onde não estava ninguém a substituí-lo. E assim se perde. Mas Caneira não é imaturo na bola e agora vai coçar a cabeça e ouvir das boas.
Há... um lance polémico: Pepe num lance dentro da área de rigor deu ideia que meteu mão na bola em jogada repartida... lance que só na TV se poderá ou não confirmar, pois Pepe leva a mão na direcção da bola mas retira-a logo... deixando ideia que teve o reflexo da asneira e evitou-a. Coisas da bola num jogo em que qualquer uma das equipas em compita foram dignas de disputar a final da Taça. Mas uma tinha de ficar pelo caminho. E o Sporting, ficou e vai poder redirmir-se da derrota dentro de duas semanas, em Alvalade, em jogo da Liga, quando receber o FC Porto. Novo jogo entre os "colossos" do futebol luso.
Entretanto, amanhã, em Setúbal o Vitória recebe o V. de Guimarães para apuramento do segundo finalista. Um jogo com boas perspectivas entre equipas que têm dado boa conta das suas potencialidade. - Carlos Pereira