sexta-feira, março 31, 2006

quotidiano | cotidiano

COMBOIOS, GENTES E MUNDO

Sempre gostei de comboios. Desde criança e até já contei aqui sobre essa tendência infantil e está para aí algures nos meus arquivos. Agora, desde que o jornal onde trabalho mudou as instalações das Olaias para a baixa de Lisboa, por razões directamente ligadas à economia doméstica, deixei de utilizar o meu Citroen Saxo - que adoro conduzir - para regressar aos comboios - onde devia sentir-me maquinista mas as caras lindas e as vizinhanças no banco me obrigam a concentrar-me na autenticidade da viagem -, os de superfície e os do subsolo, vulgo Metro. E tem sido um encanto. Antes, em 15 minutos [120 km/h] punha-me no trabalho. Nos dias de hoje, levo cerca de uma hora... com as seguintes coordenadas: 500 mts. a "butes" até à estação, 14 minutos; comboio da Linha de Sintra para Lisboa até Sete Rios, 30'; a butes, na estação de Sete Rios até à estação do Jardim Zoológico, do Metro, 8'; do Jardim do Zoológico ao Marquês de Pombal, Metro, 8'; a butes, do Metro até ao jornal, na Avenida da Liberdade, 4'.
Gosto dos pormenores, o que justifica esta longa introdução a este post.
Hoje, na cadência do "kurikutela" (termo popular angolano de comboio) tactactoctocktactaca... com a carruagem quase vazia alguns acontecimentos da actualidade me ocorreram: pensei no que poderia estar a fazer o coronel brasileiro da Força Aérea, Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro a viajar para o espaço a bordo da Soyuz TMA-8. que vos apresento aí à direita. Ele e mais um russo e outro americano vão substituir a actual tripulação da (EEI) Estação Espacial Internacional , onde vai permanecer uma semana para efectuar uma série de experiências científicas (nas áreas da bioquímica, termodinâmica, cinética de enzimas, cristalização de proteínas, semicondutores e difusão térmica) e vídeo-conferências. O astronauta tem em mãos a missão denominada "Centenário" em homenagem ao 'pai da aviação brasileira', Santos Dumont.
Caramba! E eu aqui nestes tremeliques ferroviários. Que inveja... Quem manda ser jornalista? Aguenta, aí rapaz, até que consigas acerta na chave do Euromilhões e vai dar uma curva no Espaturismo...e, a propósito, veja a chave do concurso de hoje, sexta-feira, que mais uma vez deu jackpot: 3-20-31-45-50 [6-7].
E, hoje, quando cheguei ao jornal, visitei um dos sites preferidos, de produção chinesa onde habitualmente encontro motivos de interesse invulgar, como esta imagem da artista chinesa
ZHANG ZIYI
Clique aí e veja mais fotos.




quinta-feira, março 30, 2006

link's


ANGOLA


INTERCLUBE e 1º DE AGOSTO
não largam o comando

O Primeiro de Agosto e o Interclube consolidaram ontem o comando do GIRABOLA'2006, na abertura da sexta jornada. Perante um adversário cotado para esgrimir na lutra pelo título, os militares venceram (1-0) o Petro de Luanda; o Interclube, está em pleno e justificou a luta pelo titulo derrotando (2-1) o Progresso do Sambizanga.
A prova prossegue neste fim de semana, mas o comado não está ameaçado. São outras perspectivas e outras ambições que estarão em jogo.

quarta-feira, março 29, 2006

MANCHESTER, LIVERPOOL & BARCELONA, SA


UMA ESTORIA

INACABADA


Com uma segunda parte de grande qualidade, graças à nova dinâmica ofensiva com subsídio de Miccoli, o Benfica esteve muito perto do golo e pode continuar a alimentar o sonho das meias-finais. Rocha foi cryptonite para Ronaldinho Gaúcho - um super-herói ontem debilitado nos seus poderes galácticos.

Leia a crónica de Carlos Alberto Fernandes [O JOGO]
AQUI



Acompanhe aqui a evolução dos todos os jogos da LIGA DOS CAMPEÕES EUROPEUS, e entre no site da UEFA em directo.
Se quiser saber outros pormenores sobre o jogo BENFICA vs BARCELONA, clique na imagem e leia a crónica de HUGO PIETRA


SITE DA UEFA

domingo, março 26, 2006

angola


INTERCLUBE E PRIMEIRO DE AGOSTO
comandam o campeonato
com BENFICA DE LUANDA nos calcanhares


Neste fim-de-semana o GIRABOLA originou algumas surpresas entre as quais o empate do Sporting de Cabinda frente ao campeão em título, a vitória do Interclube na casa do Petro de Luanda e o empate do ASA frente ao Progresso do Sambizanga.
Eis os resultados e respectiva classificação:
Sexta-feira :
Progresso - ASA 0-0;
Sábado:
Sagrada Esperança - Sporting de Cabinda 0-0; Benfica de Luanda - Desportivo da Huíla 1-0; Petro de Luanda - Interclube 0-1;
Hoje:
Benfica do Lubango - FC Bravos do Maquis 3-0; Académica do Soyo Atlético; do Namibe 0-1 e 1º de Maio de Benguela - 1º de Agosto 1-3.
CLASSIFICAÇÃO GERAL
1º. Interclube 13; 2º. 1º de Agosto 13; 3º. Benfica de Luanda 12; 4º. Sagrada Esperança 07 ; 5º. Petro de Luanda 06; 6º. FC Bravos do Maquis 06; 7º. ASA 06; 8º. Atlético do Namibe 06; 9º. Académica do Soyo 05; 10º. Benfica do Lubango 05; 11º. Progresso do Sambizanga 04; 12º. Desportivo da Huíla 03; 13º. 1º de Maio 03 e 14º . Sporting de Cabinda 01.

futebol luso

BENFICA, PORTO E SPORTING
continuam nas coordenadas do título

Sporting de Braga, Académica de Coimbra e Penafiel foram os adversários de Benfica, FC Porto e Sporting, na jornada destre fim-de-semana da Liga lusa, que consentiram aos três perseguidores do título vitórias, diga-se de passagem, tangenciais por 1-0 (à excepção do Sporting) arrancadas a muito custo, face aos sistemas defensivos aplicados pelos seus antagonistas. O Benfica, com um golo de Nuno Gomes logo na abertrura quando tudo ainda era frio, num desvio a centro de Robert (qual Mantorras?!) e o FC Porto, perdulário que se fartou, só com Hugo Almeida -que saltou do banco - conseguiu fazer o golo que lhe conferiu a consolidação do comando da Liga. Quanto ao Sporting - aos 56' vencia por 2-0, em Alvalade) - momento em que editamos esta informação, está na mesma corrida.

Em colaboração com o jornal O JOGO ON LINE, coloco ao dispor dos visitantes os link's complementares com todos os pormenores da jornada que estão agregados a outras informações desportivas da maior actualidade desportiva.


Image hosting by Photobucket

sábado, março 25, 2006

utópico

QUE DIRIA DARWIN?


A BBC londrina exibiu na TV na passada sexta-feira um documentário sobre cinco irmãos, agregado familiar que vive num pequeno vilarejo na Turquia, que andam como quadrúpedes e que poderiam oferecer à ciência elementos importantes sobre a evolução humana, de acordo com a opinião de cientistas.
Curiosamente, eu que não tenho nem patamares científicos nem religiosos suficientes que me permitam esgrimir opiniões, apenas deixo aqui a pergunta que ressalta do meu cérebro:
O QUE DIRIA CHARLES DARWIN SE ESTIVESSE VIVO?!!!

Adiante ...
Image hosting by Photobucket

AQUI NO BBC BRASIL...

... e leia também as notícias relacionadas com este assunto apaixonante.

sexta-feira, março 24, 2006

imprevistos

TELEMÓVEIS REBENTAM EM PORTUGAL E NO BRASIL
  • Se tem telemóvel (celular) leia quanto esta notícia esclarece.

  • Para Sandro Costa, de 29 anos, o telemóvel sempre foi um dispositivo seguro. Mas tudo mudou a 15 de Março quando o aparelho rebentou, deixando marcas no chão e no rodapé da parede. Só por acaso não ficou ferido. Se me tivesse caído em cima, não estava agora a contar a história.

    SAIBA QUAIS OS PERIGOS INERENTES AO USO DO TM OU CEL
    LEIA AQUI A NOTÍCIA DO CORREIO DA MANHÃ

    perigo

    AVIÃO DERRAPA NA PISTA DE CONGONHAS
    E PREGA SUSTO AOS PASSAGEIROS





    leia mais...


    badaladas


    TAÇA DE PORTUGAL

    VITÓRIA DE SETÚBAL
    na final com o FC PORTO


    Depois de um jogo intenso, no qual o Guimarães esteve com um pé no Jamor, um golo de Auri adiou a decisão para os penáltis, que acabaram por elevar o guarda-redes setubalense à condição de herói. E ainda há quem diga que os santos da casa não fazem milagres.
    A crónica de Francisco Frederico (O JOGO) AQUI


    Um grupo de deputados angolanos foi à federação de futebol do seu país e, durante 45 minutos, manifestou a sua preocupação pelo facto de Mantorras poder não vir a ser convocado para o Mundial. Os responsáveis parlamentares querem ver o avançado angolano do Benfica na Alemanha.
    ISAAC SANTOS | Correspondente em LUANDA | - AQUI

    quarta-feira, março 22, 2006

    prova dos nove





    FC PORTO VENCE SPORTING
    na luta pela Taça de Portugal
    EM JOGO EMOTIVO
    RESOLVIDO NOS PENÁLTIS


    Terminou: Após prolongamento e decisão nos penáltis. Não podiam ganhar os dois. Um ficaria a chorar e outro a festejar a vitória. Este o resultado das meias-finais da Taça de Portugal: 6-5 para o FC PORTO. Um resultado que deixa adivinhar o equilíbrio da compita, entre candidados ao título nacional, entre as duas melhores equipas do campeonato luso. Com o Sporting a marcar primeiro no prolongamento, tudo indicava que estava encontrado o vencedor. No entanto, Quaresma estava lá (e Caneira estava no banco...) e Mc Carthy aproveitou. Um centro do ciganito e um remate de cabeça do sul-africano, imparável, que Ricardo viu de longe deu o empate e, depois, depois foi o redimir do grande Vítor Baía a defender o primeiro penálti do miudo Moutinho (pena...). O resto é a lógica do futebol quando há talentos em jogo: o Sporting tranformou quatro e o FC Porto tranformou cinco: Lucho, Paulo Assunção, McCarthy, Ricardo Costa e Lisandro não falharam e a festa portista foi delirante (ver foto) num espectáculo que foi emotivo e só não foi calmo, por Caneira ter estragado a festa indo meter-se onde não era chamado, num desaguisado de palavreado entre Meireles e Deivid. Claro... somou o segundo amarelo e foi ver a derrota do seu clube, sentado no banco - culpa mea - com o ciganito a entrar pelo seu flanco onde não estava ninguém a substituí-lo. E assim se perde. Mas Caneira não é imaturo na bola e agora vai coçar a cabeça e ouvir das boas.
    Há... um lance polémico: Pepe num lance dentro da área de rigor deu ideia que meteu mão na bola em jogada repartida... lance que só na TV se poderá ou não confirmar, pois Pepe leva a mão na direcção da bola mas retira-a logo... deixando ideia que teve o reflexo da asneira e evitou-a. Coisas da bola num jogo em que qualquer uma das equipas em compita foram dignas de disputar a final da Taça. Mas uma tinha de ficar pelo caminho. E o Sporting, ficou e vai poder redirmir-se da derrota dentro de duas semanas, em Alvalade, em jogo da Liga, quando receber o FC Porto. Novo jogo entre os "colossos" do futebol luso.
    Entretanto, amanhã, em Setúbal o Vitória recebe o V. de Guimarães para apuramento do segundo finalista. Um jogo com boas perspectivas entre equipas que têm dado boa conta das suas potencialidade. - Carlos Pereira

    terça-feira, março 21, 2006

    ANGOLA



    INTERCLUBE e PRIMEIRO DE AGOSTO
    de braço dado no topo da tabela


    | Com ANGOP | A quarta jornada do GIRABOLA'06, produziu 16 golos em sete partidas, uma subida acentuada em relação à ronda anterior, que ficou pelos seis. Ainda assim, ficou a um golo do máximo estabelecido pela rodada de abertura, que registou 17 tentos. A segunda jornada é a terceira mais realizadora com 11. O ataque mais concretizador é o do Benfica de Luanda com seis e o pior o do Progresso do Sambizanga com dois golos. O Sporting de Cabinda tem a baliza mais violada, sete vezes no total. O Interclube e 1º de Agosto com dez pontos lideram a prova enquanto o Sporting de Cabinda ainda não pontuou. O campeonato produziu já 55 golos, três dos quais do avançado Manucho do Petro de Luanda, à cabeça da lista de goleadores.
    Para aqueles que gostam de estar a par da actulidade mundial do futebol, onde o GIRABOLA está inserido, deixamos aqui o contacto com um dos sites mais completos que conhecemos. E não só. O que está bem elaborado com um template excelente a merecer adjectivos dos mais importantes para enaltecer o óptimo.
    Se quer saber (quase) tudo sobre o GIRABOLA
    CLIQUE AQUI
    e viage pelo futebol mundial.


    domingo, março 19, 2006

    fute... bol


    PORTUGAL

    FC PORTO, SPORTING e BENFICA
    venceram adversários de hoje


    A jornada desta semana ficou completa neste domingo, dado que na quarta-feira, disputam-se os jogos das meias-finais da TAÇA DE PORTUGAL que inclui o jogo das multidões entre o Sporting e FC Porto, e, o Guimarães defronta ao Setúbal.
    O FC PORTO confirmou a estabilização da equipa e cada vez está mais equipa, agora com o novato génio Anderson, o miudo de 17 anos que veio do Brasil, e já começou a confirmare os seus dotes de "craque". Não marcou mas deu ao seu conterrâneo Adriano o passe para o segundo golo, enchendo o saco que McCarthy abriu e Lisandro fechou. Ainda falta um pouco mais para se poder afirmar categoricamente que esta equipa é um fenómeno.
    O Benfica continua a demonstrar nada. Frente ao Rio Ave esteve a zero para além do tempo regulamnetar e foi preciso fazer entrar o angolano MANTORRAS para vencer pela tangente, com um golo - para mim duvidoso -, dado que Mantorras levanta o demasaido alto o pé dirieito, acima da cabeça do adversário (que se desviou para não levar com ele na cara). Mais uma vez... o angolano teve de saltar do banco nos minutos finais para resolver , e , assim vão já seis ou nove pontos que ele somou na tabela de pontos do CLube.
    O Sporting, continua a ser a equipa que consolida pontos atrás de pontos com bastante personalidade, numa equipa onde começas a despontar valores a dois níveis: jogadores (Nani, João Moutinho ...) e equipa técnica comandada por Paulo Bento. Em Leiria, perante um conjunto que sabe jogar futebol e tem objectivos definidos, nãom foi fácil contrapor suyperioridade, mas um golo do miudo Nani, deu para manter o lugar na tabela posicional.


    Em colaboração com o jornal O JOGO ON LINE, coloco ao dispor dos visitantes os link's complementares com todos os pormenores da jornada que estão agregados a outras informações desportivas da maior actualidade desportiva.


    Image hosting by Photobucket


    sábado, março 18, 2006

    belezas

    CONHEÇA UM POUCO MAIS ...


    A beleza natural e humana de Angola é uma verdade tautológica, reconhecida e inequívoca. Angola tem lugares por explorar e cativa qualquer visitante por sua poeticidade paisagística, fauna, flora e acolhimento da sua gente.
    Angola é um país eminentemente rico em recursos turísticos, tanto naturais como também culturais.
    Hoje, sobre o limiar de uma nova era de Paz e de Progresso, o setor de turismo consequentemente trilha novos horizontes em busca do lugar que lhe é reservado no contexto sócioeconômico da Nação, consubstanciado no imenso manancial de recursos que o fará num futuro próximo, um invulgar destino turístico.
    Acima de tudo tem um povo alegre cuja característica de mais destaque constitui sua singular forma acolhedora e alegre e uma gastronomia nacional onde os mais variados e típicos pratos da terra, cheia de segredos, são apreciados por todos que a saboreiam.
    Angola, sendo um país virgem em matéria turística e usufruindo de uma oferta turística extremamente diversificada e multiforme, ultrapassa, às vezes, a capacidade de imaginação do homem, que só vendo para crer.


    e, agora... AQUI TEM
    após os primeiros jogos da 4ª jornada

    O GIRABOLA

    sexta-feira, março 17, 2006

    to be or not tobe

    SER OU NÃO XENÓFILO


    Acontece-me muitas vezes enfrentar uma luta interior que gera dúvidas, dando ideia de enfraquecimento de personalidade, de tal forma que, o meu ego joga jiu-jitsu e eu o karaté.
    Luta desequilibrada - fazendo lembrar aquelas outras que monges travavam com os mongóis -, em que a consciência actua como árbitro. E é, precisamente, quando oiço o apito que paro e aceito a nulidade do combate, como um empate mal determinado, pois eu fico sempre numa posição dúbia, mas, concreta e decididamente vitoriosa. Bem, explico: pois, meus amigos, não devem estar a entender muito bem este imbróglio: a consciência dá-me razão mas o ego diz que não.
    Daqui para a frente só tenho uma alternativa para poder encontrar uma resposta definitiva às minhas dúvidas: opinar com os colegas. E hoje foi com o Bernardino (Sporting) que conversei e os resultados foram satisfatórios. A minha opinião sobre a polémica que se instalou sobre as declarações de RICARDO QUARESMA, ao jornal da Catalunha
    SPORT.es
    foi considerada certa. O Quaresma foi sincero e falou sem atentar na repercussão que daí adviría, particularmente nas alas benfiquistas e não só...
    Por exemplo o jornal
    RECORD

    pela pena de JoséRibeiro, colunista da 48, atribuiu com a chancela do jornal a medalha de lata a Quaresma, nestes termos: Ter passado um ano em Barcelona; ter sido campeão pelo Sporting; e jogar no FC Porto não o absolve no facto de assumir preferir a vitória do Barça sobre o Benfica. Feio./b>
    Quer dizer, na opinião de JR o jovem futebolista, deveria ser hipócrita, falso e mentiroso, pois deveria ter assumido preferir a vitória do Benfica, em vez a do Barça. Ora mal... épreciso ter lata para denegrir a personalidade de um jovem, só porque não mentiu nem lisonjeou os benfiquistas e, insinuar implicitamente ser ele xenófilo. O miúdo, atésoube dizer, com diplomacia, a verdade do seu pensar, nunca desrespeitando o clube luso. Transcrevo a citação em espanhol, para que a tradução (...) não adultere o significado:
    Le deseo toda la suerte al Barcelona en la competición. Quiero que la gane. El Benfica es um bueno equipo al que no lo tendrá tan fácil como quizáse pueda creer, pero si el Barça juega como sabe, creo tiene más posibilidades de llegar a semifinales.
      
    E, não só, acrescentoeu: Se o Benfica jogar como não sabe (recordo jogos com a Naval e Guimarães), o Barça pode jogar com as reservas; mas se o BENFICA jogar bem q.b. (recordo jogos com Manchester e Liverpool) o Barça tem de jogar q.b. como a melhor equipa do futebol europeu.

    Para os meus leitores que não conhecem Portugal e os portugueses... fica meu desabafo: QUE PAÍS! AINDA HÁ CADA MENTALIDADE ! E pergunto: Sendo o Quaresma de etnia cigana, não terá sangue espanhol na veia?

    ÚLTIMA HORA - RICARDO QUARESMA, através o sítio do FC PORTO desmentiu ter feito tais declarações. Confirmou ter falado com o SPORT, mas exclusivamente sobre a sua participação na Selecção Nacional de Portugal.
    Já esperava algo semelhante... é mais uma a fortalecer certos conceitos e preconceitos sociais nas sociedades sub-desenvolvidas... e como este foi o tema que escolhi para editar..., não vou esconder quanto o assunto evoluiu a meu lado, ainda que, minha posição possa estar em risco de severos comentários. Estou cá e não vou deitar no lixo algo que até é revelador de "coisas giras" desta profissão maravilhosa que é o jornalismo. Eu sou assim. | Carlos Pereira

    quinta-feira, março 16, 2006

    bandidos

    CORRUPÇÃO A NÍVEL DE EMBAIXADAS
    NOVECENTOS LITROS DE UISQUE EM UM MÊS...



    A PF detectou um acréscimo excessivo das compras dessas embaixadas nos últimos quatro meses. Uma pequena embaixada africana comprou 900 litros de uísque em um mês, quando o consumo médio de uma embaixada maior, como a americana, é de 90. Só nesse período acompanhado pela PF, as vendas chegaram a US$ 500 mil e US$ 100 mil em impostos teriam deixado de ser recolhidos.


    Também foram presos três contrabandistas - Ângela Rodrigues, Alzair de Aquino e Zuhair Murdashi - e dois funcionários da Brasif - Jonas da Silva Garcez e Manoel da Costa. Os seis vão responder por formação de quadrilha, contrabando, corrupção passiva e corrupção ativa e podem pegar até 10 anos de cadeia.



    Saiba tudo sobre este assunto divulgado pela GLOBO ON-LINE,




    dois pontos

    O ANTI-CRISTO ESTEVE NO CÉU

    Quando resolvo editar algo, penso e repenso para achar a razão de ser da intenção. Esbarro, normalmente, com um labirinto enorme (maior que a Expo) onde dificilmente descubro a saída para tantas questões a atormentar meu cérebro. É futebol, é desgraça que invade o Mundo, é violência em todas as vertentes do crime, é pedofilia, é corrupção, é, até isso, as tentativas de acabar com os direitos dos jornalistas em preservar o segredo das fontes, sei mais do que isto mas o espaço estaria superlotado se enumerasse todas essas preocupações do quotidiano.
    Opto pelo mais recente acontecimento desportivo lisboeta. Um tormento infernal ensombrou a catedral e assenhoreou-se dos adeptos do BENFICA, clube luso que, há uma semana, lutava (e arrotava postas de pescada) por estar na luta em três frentes: Liga nacional, Taça de Portugal e Liga dos Campeões Europeus. E com razão ou não tivesse arrumado com muita categoria o Manchester United e o Liverpool, na prateleira dos derrotados da Liga Milionária. Tudo era um céu azul ... um Éden futebolistico bem merecido, não há que negar. AGORA, UMA SEMANA DEPOIS: na cena do futebol luso, naquele Estádio da Luz, onde Filipe Vieira (presidente do Benfica e Cª.) afirmava "Quem vier à Luz morre"... não aconteceu funeral vaticinado, mas, pelo contrário, funeral em duas frentes: na Liga nacional (quem o disse foi o próprio treinador do Benfica, R. Koeman) e na Taça de Portugal. Até dá para pensar que o Anti-Cristo esteve na Luz.... e transformou o Céu em Inferno. A Naval causou o naufrágio na Liga, e o Guimarães defendeu bem e beneficiou de um erro de arbitragem para atirar para fóra da prova o "colosso" lisboerta (quantos pontos o Benfica não ganhou já com erros de arbitragem?).
    Falta uma: com o BARCELONA (do Ronaldinho, Deco ...) apenas o melhor clube da Europa, que, tal como o Manchester e Liverpool, também perde jogos e... na hora de as "vitrinas" da Europa exporem valores, os jogadores do Benfica vão, aí sim, vestir o fato macaco ou a época vindoura não fosse já um objectivo especial... o Simão Sabrosa (ai aquele golo frente ao Liverpool) que diga como é que já vale tantos milhões... Mentira?

    Este post figura também
    no ESTÓRIAS P'RA CONTAR


    quarta-feira, março 15, 2006



    FC PORTO, SPORTING
    GUIMARÃES E SETÚBAL
    SEGUEM EM FRENTE
    BENFICA AXINCALHADO NA LUZ!


    O FC Porto assegurou a passagem às meias-finais, derrotando o Marítimo no Estádio dos Barreiros, por 2-1, após prolongamento. McCarthy foi decisivo ao apontar os dois golos dos «azuis-e-brancos», reduzidos a 10 desde os primeiros minutos da segunda parte, devido a expulsão de Pepe.



    O Sporting foi hoje vencer ao campo da Académica, por 2-0, golos de Deivid e Nani, e juntou-se ao Vitória de Setúbal e FC Porto nas meias-finais da Taça de Portugal.Depois de uma primeira-parte onde o Sporting tentou assumir o controle do jogo e a Académica tentava aproveitar o maior pendor ofensivo do adversário para chegar ao golo, a segunda-parte foi mais emotiva e chegaram os golos.
    LEIA AQUI...


    O internacional brasileiro está confiante que o Benfica vai superar os resultados negativos alcançados nos dois últimos jogos e lutar pela conquista do título até à derradeira jornada.

    Mensagens mais recentes Mensagens antigas Página inicial