sábado, agosto 11, 2007

BLOGOSFERA

Sendo eu um dos exploradores da blogosfera, com rumos incertos mas com objectivos definidos, ando nesta imensa universalidade há alguns anos, e sempre que o tempo me permite, exploro na imensa planície e o quanto me possa transmitir a diferença do banal. Hoje encontrei, embora tardiamente, referências ao livro de Pedro Fonseca BLOGUES PROIBIDOS, da Colecção Sociedade da Informação, editado recentemente pelo Centro Atlântico. Recomendo-o a quantos procurem a tal diferença. O relato de seis casos que fizerem tremer e alertaram a opinião pública …

"Este livro recorda e organiza seis casos, nacionais, pioneiros na emergência de problemas inesperados no mundo dos blogues. Alguns acabaram nos tribunais - acusados no âmbito do Código Penal e dos crimes contra a honra. Outros mostraram os limites da liberdade de expressão.
Das acusações de plágio a Miguel Sousa Tavares à pirataria informática no blogue de Pacheco Pereira, de processos judiciais a jornalistas, professores ou aos inevitáveis autores anónimos, Blogues Proibidos mostra como a escrita em blogues deixou de ser um fenómeno amador e de audiência limitada. Com consequências bastante reais"

E, agora, espevitada a sua curiosidade, entre no site do Centro Atlântico, AQUI vascullhe e compre. Vale a pena.