quinta-feira, julho 31, 2008
Jogos Olímpicos
Girabola' 2008
A equipa dos militares, sob a batuta do tuga Vítor Manuel – cumprindo castigo federativo -, precisava de somar três pontos para não deixar o Petro de Luanda, distanciar-se demasiadamente. Assim, mesmo sem o goleador Love – a cumprir castigo federativo -, estava lá Milanzi, que, aos 33 minutos não deu hipóteses ao guarda-redes Mário, marcando o único golo da partida, que conferiu os três pontos necessários para consolidar a segunda posição, com 35 pontos, atrás do Petro de Luanda, com 38 , deixando o InterClube na nona posição, com 18. O lanterna é o Benfica do Lubango, com 12 pontos. -
quarta-feira, julho 30, 2008
Girabola' 2008
17.ªJornada
PRIMEIRO DE AGOSTO JOGA ESTA QUINTA
NA SEGUNDA POSIÇÃO com INTERCLUBE
Por: Carlos Pereira
Como que a querer denunciar um regresso ao ritmo das vitórias, o Petro de Luanda, sem preconceitos familiares, derrotou o Petro de planalto central, por 3-1 e consolidou o comando do GIRABOLA’2008, distanciado seis pontos do segundo classificado, o Primeiro de Agosto, que este quinta-feira defronta os campeões em título, o InterClube. O Santos e o Sagrada Esperança não foram além de empates a uma bola nos jogos com o Benfica de Luanda e Primeiro de Maio, de Benguela, respectivamente. Também o Bravos do Maquis cedeu empate em casa, com resultado nulo, em que defrontou Recreativo do Libolo, emblema que está a contrariar muitos prognósticos. O lanterna Benfica do Lubango teve pela frente o Kabuscorp do Palanca e deu um ar da sua graça com um golo que lhe conferiu adicionar os três pontitos que podem ter surgido em bom momento para tentarem fugir do incómodo lugar que ocupam na tabela classificativa. Por fim, a derrota do ASA, no Lubango, por 1-0, frente aos militares da Chela, resultado que compromete muito seriamente as aspirações da equipa dos “aviadores” nesta edição do GIRABOLA’2008.
Esta jornada, a 17.ª, completa-se esta quinta-feira, no Estádio da Cidadela, entre o Primeiro de Agosto e o InterClube, um dérbi luandino que desperta sempre a ateção dos adeptos da bola da capital angolana.
Angola
recebem meios de produção e transporte
Carlos Pereira com ANGOP
Os órgãos estatais de Comunicação Social da província do Huambo receberam ontem novos equipamentos técnicos e meios de transporte, para melhoria do desempenho das actividades numa zona imensa de grande cobertura informativa, num gesto levado a cabo pelo Ministério das Comunicação Social. Deste modo se encontram as razões que valorizam o desempenho de um Ministério quando a sua pasta está confiada a pessoas que, de alguma maneira conhecem, profundamente, as carências dos profissionais para o bom desempenho das missões. Neste caso está o dr. Manuel Rabelais,titular da pasta, que durante mais de 15 anos foi produtor, locutor e Director da Rádio Nacional de Angola. A Emissora Regional da Rádio Nacional recebeu três viaturas exclusivas para reportagens e uma outra equipada com um estúdio móvel, bem como um autocarro para apoio dos trabalhadores. Além desta importante medida à Rádio, também foram beneficiados de material de produção e transporte a Angop, que recebeu duas viaturas de reportagem, três motorizadas, um servidor de satélite e um telefone satélite, que permitem enviar notícias a partir de qualquer local. Foram ainda entregues à Angop equipamentos de campismo (tendas, colchões, cobertores e demais utensílios domésticos) para comodidade dos jornalistas aquando das suas deslocações ao interior da província. A TPA foi contemplada com duas câmaras e uma máquina visionadora de imagem, e o Jornal de Angola e Jornal dos Desportos receberam duas motorizadas e uma carrinha. Na ocasião, o director nacional para imprensa regional e local do Ministério da Comunicação Social, Guilherme Simões, referiu que o gesto enquadra-se no plano de desenvolvimento e modernização dos órgãos estatais, de modo a que possam desenvolver as suas actividades sem muitos constrangimentos.·O vice-governador do Huambo para o sector social e económico, Deolindo Barbosa, louvou o gesto do Ministério da Comunicação Social, tecendo palavras de encorajamento tendentes a dignificar o funcionamento dos órgãos locais.
Angola
GARANTEM VIDA MODERNA
A TODOS OS ANGOLANOS
ANGOLA ESTÁ NA LINHA DO PROGRESSO
que, num futuro que já está presente hoje, dará aos angolanos a vida que aqueles que se refugiaram em Luanda criando problemas graves na capital, possam ter, de facto o que sonharam. O projecto Sambizanga é uma prova disso. Simplesmete maravilhoso em todas as vertentes... que provam o dinamismo de modernidade desempenhado pelo governo de José Eduardo dos Santos. Uma pequena demonstração do quando o ex-cantor Bob Gelfof, foi traiçoeiro, mentiroso e interesseiro, só porque se vai construir na baía de Luanda um imóvel por uma empresa ligada aos norte-americanos. Veja este vídeo e certifique-se de que
Aproveite e veja muito mais, no lote do menu do YOU TUBE, que aparece no final. Tem muito para ver, conhecer ou recordar. Vale a pena... não será tempo perdido.
segunda-feira, julho 28, 2008
De novo
RITA PAVONE
RITA PAVONE
UMA SAUDADE
... uma saudade, de outros tempos já citados neste blog em inserções desta semana onde evoco uma das mais famosas canções por RITA interpretadas em épocas várias, possíveis de localizar através das disponibilidades que o YOUTUBE faculta. Passe por todas elas e encontre as razões que assistem àqueles que evocam a música dos anos 60 com tanta saudade... Era mesmo outra coisa bem diferente e bem mais bonita, mesmo a "preto e branco". Certifique-se aqui e agora.
domingo, julho 27, 2008
JOÃO MOUTINHO
EM DIA DE ALEGRIA NA CONQUISTA
DERROTANDO O BENFICA DE QUIQUE FLORES
COM DERLEI A BRILHAR
Música da minha Terra
ANGOLA
FELIPE MUKENGA é nome que está perpetuado na vida angolana pelas suas imensas actividades, quer politicas, quer artísticas quer como ser humano. Conheci Mukenga no Huambo, no período mais conturbado da Luta de Libertação.Ele geria o sector da Informação, obviamente, a posição melhor para que eu com ele convivesse muito de perto.
Foi bom, porque inclusive, ouvia ele cantar a nostalgia dos seus sentimentos e a revolta contra a opressão. Há dias li algures que, por falta de apoios, o Flipe estava na disposição de abandonar as iniciativas de compositor e intérprete. Uma perda para a cultura angolana. Entretanto, muito de bom ele vai deixar para os vindouros. Hoje, sem disponibilidade de tempo para expandir meus considerandos sobre o FELIPE MUKENGA, de uma forma simples - como ele sempre gostou de ser -, convido meus visitantes deste momento, a ouvirem uma das suas mais bonitas composições, internacionalizada no Brasil, pelo super cantor DJOVAN. Abram as "goelas" do vosso monitor...
sábado, julho 26, 2008
PLACAS NOVAS
CASA DE BANHO
Que a imaginação não tem limites é conclusão universal.
Desta ou doutra maneira, há sempre quem imagine
Imagine de tudo um pouco e desta vez, a genialidade do autor, chegou para nos alegrar Esta é uma das suas imaginativas placas...
Outras ainda penso aqui divulgar...
sexta-feira, julho 25, 2008
APITO FINAL
Site da FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL
ou se preferir,
quinta-feira, julho 24, 2008
Girabola' 2008
E PRIMEIRO DE AGOSTO
merecem o destaque
da 16.ª jornada
Petro do Huambo 2-1 Bravos do Maqui
Recreativo do Libolo 2-1 Benfica de Luanda
Santos 1-1 Desportivo da Huíla
ASA 0-1 Primeiro de Agosto
InterClube 2-0 Benfica do Lubango
Kabuscorp 1-1 Sagrada Esperança
Amor e alegria
Depois, disso lembro-me de ter feito girar cem vezes sem conta, o disco que os ouvintes pediam em "Gostos não se discutem" - FORTÍSSIMO. Um poema ao amor que se diz baixinho ao ouvido do ser amado (te amo...) e, mais tarde, se tem de gritar ao mundo: TE AMO, TE AMO, TE AMO, para todo o Mundo ouvir.. e você oiça neste vídeo que retirei do YouTube, em que apenas foi gravada a interpretação da canção. E a imagem da capa do 45rpm, na época editado. Um sucesso. Clique e abra o volume das suas colunas ou ponha auscultadores... oiça de olhos fechados e fixe pormenores... para daqui a pouco pasmar.
Nem pergunto se gostou. Sei que adorou esta miúda, esta canção... este poema simples da amor. Ela, Rita era uma miúda encantadora e, hoje, em vida, tem 63 anos. SIM, ESCREVI 63 ANOS. Mas, saiba mais... e pasme. Veja o vídeo que a seguir lhe ofereço, e que me foi enviado por e-mail um amigo que tem colaborado comigo na pesquisa de coisas ímpares, que a net não esconde. Nem lhe digo mais nada. Apenas:
SENHORAS E SENHORES,
RITA PAVOVE...
E, agora, oiçam a mesma canção num arranjo de Edição e Legenda, com a tradução do poema. Vale a pena... ouvir a segunda vez (diferente) e perceber o poema. Se, uma lágrima teimosa cair no canto do olho... é natural... é porque você ama alguém.
segunda-feira, julho 21, 2008
ANGOLA MINHA!
CORRUPÇÃO
(... que princípios?)
Existe em Portugal uma criminalidade muito importante, do mais nocivo para o Estado e para a sociedade, e que andam por aí impunemente alguns a exibir os benefícios e os lucros dessa criminalidade e não há mecanismos de lhes tocar. Alguns até ostensivamente ocupam cargos relevantes no Estado Português”, afirmou Marinho Pinto, bastonário dos advogados, à Antena 1. (Público, 26.01.200
O signatário do Editorial a que me refiro, deve ter esquecido que Portugal cabe 14 vezes e meia dentro de Angola, em Abril virou a página da história e em 37 anos ainda não conseguiu sair do Índice de Corrupção Mundial… e, atreve-se a falar de uma Angola independente há 36 anos, tendo vivido, primeiro 500 anos de exploração dos portugueses e depois, mais 30 anos de destruição imposta por um Grupelho a soldo de interesses camuflados com origem em Portugal (Marcelo Caetano o confirmou) a Unita (com as cores portuguesas na bandeira e o simbólico galo tuga de Barcelos). Se em 37 anos Portugal não conseguiu ultrapassar as carências na fome, educação, segurança… sem ter sido afectada por uma guerrilha traiçoeira, como é que os angolanos podem exigir mais ao seu governo e ao seu Presidente José Eduardo dos Santos, do que aquilo que lhes tem sido dado?
Gostaria de ter meios para proporcionar uma visita a Angola, sem ser guiada, ao editor executivo adjunto do 24horas. Sinceramente que adorava levá-lo a ver Angola de Cabinda ao Cunene, para, depois, ele ser o primeiro a chamar charlatão fracassado ao Bob Geldof, um espertalhão que ganha fortunas servindo-se da miséria dos outros… apregoando ajudas que ficam sem fim… como seriam de desejar.
Por fim, eu acho que o editor executivo adjunto do 24horas, não lê diariamente o excelente jornal que o Pedro Tadeu, dirige com competência e saber… onde, o estado deste Portugal corrupto, é salientado com honestidade e exactidão… sem malabarismos políticos camuflados.
domingo, julho 20, 2008
O óleo
que deita forta
pode ser mais perigoso
do que imagina
Talvez não saiba, mas o óleo alimentar que já não serve para si pode ainda ajudar muita gente. Em vez de o deitar fora, entregue-o nos restaurantes aderentes para que este seja recolhido. Além de diminuir a poluição do planeta, cada litro de óleo será transformado num donativo para ajudar a AMI na luta contra a exclusão social.
Dê, vai ver que não dói nada.
Para participar neste projecto da AMI:
- Junte o óleo alimentar que usa na sua cozinha numa garrafa de plástico e entregue-a quando estiver cheia num dos restaurantes aderentes. Os restaurantes estão identificados e a lista completa está disponível em www.ami.org.pt;
- Afixe cartazes no comércio da sua localidade e distribua folhetos nas caixas de correio. Solicite materiais, enviando um e-mail para reciclagem@ami.org.pt;
- Divulgue esta informação no seu site ou blog;
- Encaminhe este e-mail para a sua lista de contactos.
Press release:
Pela primeira vez, vai passar a existir em Portugal, uma resposta de âmbito nacional para o destino dos óleos alimentares usados. A partir de dia 15 de Julho, a AMI lançou ao público este projecto que conta já com a participação de milhares de restaurantes, hotéis, cantinas, escolas, Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais.
A AMI dá com este projecto continuidade à sua aposta no sector do ambiente, como forma de actuar preventivamente sobre a degradação ambiental e sobre as alterações climáticas, responsáveis pelo aumento das catástrofes humanitárias e pela morte de 13 milhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.
Os cidadãos que queiram entregar os óleos alimentares usados, poderão fazê-lo a partir de agora. Para tal, poderão fazer a entrega numa garrafa fechada, dirigindo-se a um dos restaurantes aderentes, que se encontram identificados e cuja listagem poderá ser consultada no site www.ami.org.pt.
Os estabelecimentos que pretendam aderir, recebendo recipientes próprios para a deposição dos óleos alimentares usados, deverão telefonar gratuitamente para o número 800 299 300.
Este novo projecto ambiental da AMI permitirá evitar a contaminação das águas residuais, que acontece quando o resíduo é despejado na rede pública de esgotos, e a deposição do óleo em aterro. Os óleos alimentares usados poderão assim ser transformados em biodiesel, fornecendo uma alternativa ecológica aos combustíveis fósseis, e contribuindo desta forma para reduzir as emissões de Gases de Efeito de Estufa (GEE). Ao contrário do que por vezes acontece com o biodiesel de produção agrícola, esta forma de produção não implica a desflorestação nem a afectação de terrenos, nem concorre com o mercado da alimentação.
São produzidos todos os anos em Portugal, 120 milhões de litros de óleos alimentares usados, quantidade suficiente para fabricar 170 milhões de litros de biodiesel. Este valor corresponde ao gasóleo produzido com 60 milhões de litros de petróleo, ou seja, o equivalente a cerca de 0,5% do total das importações anuais portuguesas deste combustível fóssil. A AMI dá assim a sua contribuição para favorecer a independência energética do país, conseguindo atingir este objectivo de forma sustentável e com uma visão de longo prazo, não comprometendo outros recursos igualmente fundamentais para o desenvolvimento da sociedade e para o bem-estar da população.
Segundo a União Europeia, o futuro do sector energético deverá passar pela redução de 20% das emissões de GEE até 2020, assim como por uma meta de 20% para a utilização de energias renováveis. Refere ainda uma aposta clara na utilização dos biocombustíveis, que deverão representar no mínimo 10% dos combustíveis utilizados.
A UE determina ainda que os Estados-Membros deverão assegurar a incorporação de 5,75% de biocombustíveis em toda a gasolina e gasóleo utilizados nos transportes até final de 2010 e o Governo anunciou, em Janeiro de 2007, uma meta de 10% de incorporação de biocombustíveis na gasolina e gasóleo, para 2010.
As receitas angariadas pela AMI com a valorização dos óleos alimentares usados serão aplicadas no financiamento das Equipas de Rua que fazem acompanhamento social e psicológico aos sem-abrigo, visando a melhoria da sua qualidade de vida.
Fundação AMIRua José do Patrocínio, 49 1949-008 Lisboa Tel. 218 362 100 Fax 218 362 199E-Mail: reciclagem@ami.org.pt Internet: www.ami.org.pt
sábado, julho 19, 2008
Efeméride
NÉLSON MANDELA
O MILAGRE NEGRO
NELSON ROLIHLAHLA MANDELA (seu nome completo), nasceu a 18 de Julho de 1918. O líder histórico de África, destacado pela sua luta anti-apartheid desenvolvida na África do Sul, de maioria negra governada por racistas usurpadores ingleses, teve uma infância na região de Thembu, crescendo ao ritmo da revolta que seus olhares semearam e impuseram essa luta que lhe custou sofrimentos, torturas, humilhações nas prisões do seu País.
Foi como estudante de direito que acabou por se envolver na oposição ao regime do apartheid que vigorava na África do Sul e negava à população negra (maioria da população) direitos políticos, sociais e económicos. Em 1942 juntou-se ao Congresso Nacional Africano, conhecido como ANC.
Sua história é longa e honrada em todo o Mundo… hoje com uma África do Sul, livre e democrática, de que foi Presidente, em tempo de 90 anos de idade. Não somos nós que o enalteceremos neste modesto blogue de um angolano que o conheceu, um dia, em Joanesburgo e teve a honra de apertar a mão. Mas, não deixarei de exortar a quantos me lêem que conheçam a sua História. Para isso deixo aqui o link da WIKIPÉDIA onde o principal está inserido. E, num modesto gesto de participação, uma sequência fotográfica, repescada na net, em vários sites que assinalaram a passagem do nonagésimo aniversário de Mandela. São fotos de épocas várias, por Mandela vividas, que nem carecem de legendas. Falam por si…
E JÁ AGORA VALE A PENA LEMBRAR A GRANDE "BRONCA" DO GEORGE BUSH... QUANDO CHEGOU A AFIRMAR QUE O DR. NELSON MANDELA TINHA MORRIDO... FACTO QUE ORIGINOU ESTA CHARGE.CLIQUE LÁ E LEIA A NOTÍCIA...
Crimes
Na manhã de 9 de Outubro de 1997, ele não teve tempo para fazer sua oração matinal. Foi assassinado com quatro tiros quando saía de sua casa na Rua do Oeste, bairro Gusmão, acompanhado de seu filho, Márcio Alan, em direção à Rádio Jornal de Eunápolis, em que trabalhavam. Siga o link abaixo e saiba tudo sobre este assunto.
Eunápolis
TJ decide: Dapé irá a júri por morte de radialista
http://www.radar64.com/ler.php?doc=2487
sexta-feira, julho 18, 2008
Desporto
LEIA AQUI OS PORMENORES.
quinta-feira, julho 17, 2008
Angola-Portugal
Novas linhas de crédito
SÓCRATES EM ANGOLA INCREMENTA
RELAÇÕES LUSO-ANGOLANAS
O primeiro-ministro, José Sócrates, anunciou esta quinta-feira, no âmbito da sua visita oficial a Luanda, que vão ser estabelecidas novas linhas de crédito com Angola
Sócrates considera que as linhas de crédito representam uma prioridade “como nunca existiu” nas relações comerciais entre os dois países.
Após um encontro com o presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, o primeiro-ministro português disse aos jornalistas que a linha de crédito da COSEC, seguro ao crédito para investimentos em Angola, vai ser alargada para 500 milhões de euros, visto que o plafond de 300 milhões de euros já estava esgotado.
Será também criada uma linha de crédito à ajuda no valor de 100 milhões de euros, da Caixa Geral de Depósitos (CGD), e uma de crédito da banca, de 500 milhões de euros.
O chefe de Estado salientou que a sua visita de um dia à capital angolana “está muito focada nas relações comerciais” e que as linhas de crédito “são um sinal político da maior importância, de atribuição de prioridade como nunca existiu nas relações entre Portugal e Angola”.
Paralelamente às novas linhas de crédito anunciadas, os ministros das Finanças dos respectivos países, Teixeira dos Santos e José Pedro Morais, assinaram um programa integrado de cooperação e assistência técnica em Finanças Públicas.
Ler notícia completa em: http://www.correiodamanha.pt/noticia.aspx?channelid=00000021-0000-0000-0000-000000000021&contentid=EFA46A91-80E9-40F0-B235-EA62368A7708
Angola/Portugal:
Relações "estão numa alta"
Luanda, 17 Jul (Lusa) - As relações luso-angolanas "estão numa alta", garantiu hoje à Agência Lusa, em Luanda, o ministro da Indústria de Angola, Joaquim David.
"Essas relações já são tradicionais. Mesmo em tempo de dificuldades, existiram linhas de crédito e empresas a investirem fortemente e com presença física em Angola", considerou.
Joaquim David falava à Lusa no âmbito da Feira Internacional de Luanda (FILDA), que hoje assinalou o Dia de Portugal com a presença do primeiro-ministro português, José Sócrates.
O ministro angolano salientou que, "neste momento, a economia de Angola está numa fase boa, fortemente bafejada pelo preço do petróleo mas onde existe estabilidade macro-económica".
"Existe 'apport' financeiro, com participações cruzadas entre os dois países. Há de facto ingredientes para os industriais operacionalizarem as suas iniciativas e oportunidades para empresas portuguesas e angolanas florescerem", adiantou.
No momento em que, pela primeira vez nos últimos dois anos, a indústria transformadora cresce mais que a indústria do petróleo, Joaquim David acredita que há aqui oportunidades para outros sectores.
"Temos bastante interesse em que Angola ganhe a capacidade de se auto alimentar. O potencial agrícola de Angola está a ser muito visado em termos de oportunidades", sublinhou.
"Mas há outras oportunidades. Temos, por exemplo, grandes défices na construção. O sector da construção civil, onde Portugal é muito forte, também ele é um dos objectivos, quer de empresas angolanas, quer portuguesas", concluiu.
Poderá ler o artigo no seu formato original em:
http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/369982
FC PORTO
Duas equipas, um único objectivo: testar o trabalho que está a ser desenvolvido em Marienfeld. Um treino diferente, em andamento competitivo e perante um adversário cotado e exigente. O FC Porto de caras com uma prova de esforço e superação, um teste aos processos que começa a aprimorar e à qualidade do labor que tem desenvolvido. Mais uma etapa superada. Confiança reforçada.
Texto e fotos com direitos reservados ao site do FCPORTO.Leia mais ----» AQUI
quarta-feira, julho 16, 2008
Repescando
domingo, julho 13, 2008
Vergonhoso
Girabola' 2008
O Benfica de Luanda debitou o resultado mais volumoso da ronda, ao golear o Petro do Huambo com meia dúzia de golos sem resposta.
O jogo Bravos do Maquis com o Primeiro de Maio de Benguela não se realizou por o avião que transportou a equipa não ter conseguido aterrar no Luena. Entretanto, na próxima quarta-feira, no Campo de São Paulo, vão jogar as formações do Kabuscorp do Palanca - InterClube, devido à participação da formação da polícia na Taça da Confederação Africana de Futebol (CAF). Recorde-se que o emblema de Luanda venceu o Monte Cameron (2-1) no jogo da primeira-mão, realizado sexta-feira, em Luanda.
Carlos Pereira com ANGOP.
intervalo
sábado, julho 12, 2008
Inédito
Actualizando
GIRABOLA'2008
PRIMEIRO DE AGOSTO
derrapou na CIDADELA
Girabola' 2008
goleou Petro do Huambo
Esta jornada completa-se hoje e amanhã com mos seguintes jogos:
Desportivo da Huila-Recreativo do Libolo; Benfica do Lubango-ASA; 1º de Agosto-Santos ; Sagrada Esperança-Petro de Luanda; Bravos do Maquis-1º de Maio de Benguela e Kabuscorp-InterClube.
sexta-feira, julho 11, 2008
Vergonhoso
E FALOU PARA O JORNAL
ESPANHOL "MARCA"
Clique neste link do jornal Marca e leia a notícia completa sobre Ronaldo, em Sintra. CLIQUE AQUI
VELA ESTA DELICIOSA PRIMEIRA PÁGINA
DE UM JORNALISMO SINGULAR P'RO REAL MADRID
Carlos Queiroz
O luso-moçambicano
Carlos Queiroz
está confirmado
Seleccionador Português
quinta-feira, julho 10, 2008
LUANDA SINGULAR
(Continuação - V)
LEGENDA CINCO:
Desenvolvimento proposto e aprovado
ADENDA: DESNVOLVIMENTO proposto, cobre toda a zona da baia, desde o porto marítimo até zona da ponta da ilha: 800.000 metros quadrados.As zonas verdes são as que referenciam as chamadas SENHAS a que me referi já.
TORRE CAPITAL TOWER?
Simplesmente lindo e arrojado. Tem 50 pisos e destina-se a ser utilizado com zonas comerciais.
Autoria: José Soalheiro, Teresa Castro
Associados e Arquitectos, Lda.
Cultura
Esta original montagem de TONICO RAMOS , fui buscar ao blogue "Pensar e falar Angola". Bem imaginada, singrará como um peculiar espírito de criatividade e perpetuará algo que em todas as épocas vindouras, quando vista será devidamente apreciada. E, quem sabe, se não algo mais... Com o maior respeito e admiração aqui fica para meus visitantes. O angolanos são mesmo arreigados às coisas da sua Terra... e, então, bananas... Que boas elas são as do Cavaco (Benguela-Cassequel) e, mesmo as do Lucala... de casca vermelha.
Cultura
A Fundação Padre Anchieta, em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), disponibilizou na internet o Memória Roda Viva.
Inicialmente, o site oferece o texto integral de mais de 200 entrevistas do programa Roda Viva, da TV Cultura. Entre os entrevistados estão Ayrton Senna, Dom Paulo Evaristo Arns, Drauzio Varella, Elza Soares, Emerson Fittipaldi, Fernando Henrique Cardoso, Fidel Castro, Gianfrancesco Guarnieri, Grande Otelo, Luís Carlos Prestes, Nelson Piquet, Oscar Niemeyer, Patch Adams, Paulo Autran, Pedro Almodóvar, Plínio Marcos e Telê Santana.
Cada texto traz um vídeo com cerca de dois minutos que destaca parte da entrevista concedida ao Roda Viva.
A longo prazo, a Fundação Padre Anchieta e a Unicamp pretende oferecer o texto completo das mais de 1,2 mil entrevistas feitas em 21 anos de existência do Roda Viva. A não perder. Clique aí na imagem e enriqueça seus conhecimentos.
domingo, julho 06, 2008
ULTIMA HORA
CARLOS QUEIROZ
Girabola' 2008
COM RESULTADOS POLÉMICOS
Vítor Manuel expulso
Vítor Manuel, treinador tuga dos militares, foi expulso aos 30’, por ter reagido em desacordo com a decisão do árbitro em expulsar Mendes, jogador de grande importância na estratégia do jogo. Na ocasião havia um nulo no marcador e faltavam quinze minutos para terminar o tempo inicial, quando o reforço Danny, colocou a equipa de Vítor Manuel, embora com 10 unidades, adiantar-se no marcador. Com o jogo prestes a terminar, o árbitro descortinou jogada muito duvidosa e puniu o 1.º de Agosto com o castigo máximo, quando faltavam dois minutos para terminar o encontro, dando deste modo ao Recreativo do Libolo o empate final da partida. Resultado muito contestado dentro de fora do campo, que certamente fará correr muita tinta.
INTER DE AUGUSTO INÁCIO
SOFRE TERCEIRA DERROTA
O InterClube, actual campeão em título e agora orientado pelo tuga Augusto Inácio, perdeu (0-1) pela terceira vez seguida, desta feita em casa, com o Sagrada Esperança.
PETRO DE LUANDA
EMPATA E TUDO
FICA NA MESMA
Esta tarde, a jornada cumpriu mais dois jogos, dos quais o líder Petro de Luanda, do tuga Pedroto, defrontou o neófito Bravos do Maqui, que surpreendeu ao impor um empate a uma bola, resultado que deixa o 1.º de Agosto com esperanças de na próxima jornada poder continuar a manter a luta pelo ceptro desta época. Os luandinos deixaram fugir a oportunidade de se colocarem com seis pontos de vantagem sobre os militares.
No outro jogo, também não foram além de um empate sem golos. Primeiro de Maio de Benguela e o Benfica de Luanda empataram.
Com estes três empates a tabela não sofreu alterações quando aos postos cimeiros.
carlospereirangola@gmail.com