quinta-feira, julho 17, 2008

Angola/Portugal:
Relações "estão numa alta"

Luanda, 17 Jul (Lusa) - As relações luso-angolanas "estão numa alta", garantiu hoje à Agência Lusa, em Luanda, o ministro da Indústria de Angola, Joaquim David.
"Essas relações já são tradicionais. Mesmo em tempo de dificuldades, existiram linhas de crédito e empresas a investirem fortemente e com presença física em Angola", considerou.
Joaquim David falava à Lusa no âmbito da Feira Internacional de Luanda (FILDA), que hoje assinalou o Dia de Portugal com a presença do primeiro-ministro português, José Sócrates.
O ministro angolano salientou que, "neste momento, a economia de Angola está numa fase boa, fortemente bafejada pelo preço do petróleo mas onde existe estabilidade macro-económica".
"Existe 'apport' financeiro, com participações cruzadas entre os dois países. Há de facto ingredientes para os industriais operacionalizarem as suas iniciativas e oportunidades para empresas portuguesas e angolanas florescerem", adiantou.
No momento em que, pela primeira vez nos últimos dois anos, a indústria transformadora cresce mais que a indústria do petróleo, Joaquim David acredita que há aqui oportunidades para outros sectores.
"Temos bastante interesse em que Angola ganhe a capacidade de se auto alimentar. O potencial agrícola de Angola está a ser muito visado em termos de oportunidades", sublinhou.
"Mas há outras oportunidades. Temos, por exemplo, grandes défices na construção. O sector da construção civil, onde Portugal é muito forte, também ele é um dos objectivos, quer de empresas angolanas, quer portuguesas", concluiu.


Poderá ler o artigo no seu formato original em:
http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/369982