sábado, julho 19, 2008

Efeméride
NÉLSON MANDELA

NÉLSON MANDELA
O MILAGRE NEGRO



NELSON ROLIHLAHLA MANDELA (seu nome completo), nasceu a 18 de Julho de 1918. O líder histórico de África, destacado pela sua luta anti-apartheid desenvolvida na África do Sul, de maioria negra governada por racistas usurpadores ingleses, teve uma infância na região de Thembu, crescendo ao ritmo da revolta que seus olhares semearam e impuseram essa luta que lhe custou sofrimentos, torturas, humilhações nas prisões do seu País.
Foi como estudante de direito que acabou por se envolver na oposição ao regime do apartheid que vigorava na África do Sul e negava à população negra (maioria da população) direitos políticos, sociais e económicos. Em 1942 juntou-se ao Congresso Nacional Africano, conhecido como ANC.
Sua história é longa e honrada em todo o Mundo… hoje com uma África do Sul, livre e democrática, de que foi Presidente, em tempo de 90 anos de idade. Não somos nós que o enalteceremos neste modesto blogue de um angolano que o conheceu, um dia, em Joanesburgo e teve a honra de apertar a mão. Mas, não deixarei de exortar a quantos me lêem que conheçam a sua História. Para isso deixo aqui o link da
WIKIPÉDIA onde o principal está inserido. E, num modesto gesto de participação, uma sequência fotográfica, repescada na net, em vários sites que assinalaram a passagem do nonagésimo aniversário de Mandela. São fotos de épocas várias, por Mandela vividas, que nem carecem de legendas. Falam por si…











E JÁ AGORA VALE A PENA LEMBRAR A GRANDE "BRONCA" DO GEORGE BUSH... QUANDO CHEGOU A AFIRMAR QUE O DR. NELSON MANDELA TINHA MORRIDO... FACTO QUE ORIGINOU ESTA CHARGE.CLIQUE LÁ E LEIA A NOTÍCIA...