quinta-feira, agosto 25, 2005

Correios de droga


BRASILEIRO DETIDO
DENUNCIADO PELO PRIMO


Com os estupefacientes ocorre o que com tudo o que é proíbido: quanto maiores são as restrições impostas pela moral ou pela lei para a sua circulação, maiores são também os métodos idealizados para enganar esses convencionalismos.
No entanto, a luta não pode parar. Não deve parar. Por muito que nos custe saber o quanto custa conseguir que as acções sejam erradicantes, liberalizar será obstruir o progresso são da humanidade, onde a juventude desprevenida se expõe em cada esquina de sua residência, onde cada adulto "pensa duas vezes", onde cada ser infortunado "se sente tentado".
Meu introito, justifico assim: hoje, ao ler o jornal diário "Público" (edição de Lisboa, Portugal), deparei com uma reportagem de "ouro" assinada por Ana Cristina Pereira sobre o tráfico de droga e do papel dos correios de droga. A repórter com muito tino e perspicácia foi às cadeias portuguesas e relatou o que viu e soube. Um trabalho profundo e estruturado que pode servir de manual de jornalismo de investigação. Assim mesmo. Eu não resisto em emparceirar neste mesmo combate, com o objectivo principal de alertar quantos me possam ler. Só lamento não ter meios técnicos para linkar ao jornal Público que publicou este trabalho de Ana Cristina, pois vale a pena ler tudo quanto escalpelizou sobre este tremendo assunto.

Mas, escolhi um trecho da reportagem referente a um brasileiro que caiu na esparrela de ser "correio". Uma pequena estória que cabe perfeitamente aqui no nosso Estórias p'ra Contar, dada a grande audiência que temos no Brasil. Com a devida vénia, aqui fica textualmente a estória de um brasileiro reformado de 66 anos de idade, detido em Paços de Ferreira (POrtugal) desde 2002, cumprindo pena de 7 anos e meio, apanhado com 2,675 quilos de droga.


O antigo electricista ainda vestiu a pele de injustiçado, mas o número durou pouco. O seu pequeno mundo inventado esvaziou-se frente à evidência da prova encontrada.

Image hosted by Photobucket.com