sexta-feira, agosto 05, 2005

efeméride

HÁ 60 ANOS OS AMERICANOS
mataram 100 mil pessoas inocentes
com a primeira bomba atómica
em HIROSHIMA

Tinha eu 15 anos de idade, vivia em Luanda (Angola), e lembro-me de ouvir meu pai dizer: O Mundo está ameaçado e nós estamos a viver neste mundo. Os americanos lançaram uma bomba atómica no Japão e milhares de inocentes morreram. Hiroshima era uma base militar... mas lá viviam mais de 300 mil pessoas civis...
Senti impulsos de revolta impotente apesar de meu obscurantismo político e só perguntei a meu pai: QUEM MANDOU? Meu "velho" : Presidente Truman. Fixei. E eu que adorava o Johnny Weissemuller (Tarzan), (nem sei se é assim que se escreve... rsss) o Rato Mickey, o Benny Goodman, Artie Shaw, Fred Astaire, Glen Miller, eu que andava sempre à coca do Chesterfield ou do Camel (fumador desde os 7 anos... rss), deixei de gostar de tudo que fosse americano... sem entendimento preciso do acontecimento. Volvidos 60 anos apenas medito, agrego outros acontecimentos sem tantos mortos mas tanto ou mais importantes para a sociedade e concluo que meu Pai tinha razão em afirmar que o Mundo estava ameaçado. Caiu o muro de Berlim (Ai, ai Gorbatchev...), a União Soviética (que metia medo à União dos Estados Americanos...) foi desmantelada e a única super-potência mundial, dá-se ao luxo de invadir Nações noutros Continentes, hoje apoia e amanhã ataca, destroi centros culturais mundiais (Bagdad) irrecuperáveis, seus militares enxuvalham o povo inocente, tudo sob a capa "combate ao terrorismo e à ameaça de guerra química" sob o olhar impávido e sereno da ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS, a fachada da organização mundial que defende direitos não sei de quem.


| Texto de BBC-BRASIL | - Hiroshima, no Japão, lembra, neste sábado, os 60 anos da explosão da bomba atômica sobre a cidade.
O primeiro-ministro japonês, Junichiro Koizumi, irá participar de um evento no Parque da Paz, no centro de Hiroshima, para lembrar as mais de 100 mil pessoas que morreram em conseqüência do lançamento da bomba atômica.
Cerca de 50 mil pessoas devem comparecer ao evento, mas a cerimônia, realizada anualmente, será simples. Um sino deverá soar às 8h15, no horário local, para marcar um minuto de silêncio.
Foi neste exato momento que, em 6 de Agosto de 1945, a bomba "Little Boy", ou "Garotinho", explodiu sobre a cidade japonesa.Modernidade