sexta-feira, setembro 02, 2005

actualizando

SÍNTESE DA SEMANA

Dois dias de folga, agregado ao enfadonho momento em que preciso conversar a mesma conversa com mais de 40 pessoas (correspondentes - vídeo conferência é coisa que eles não têm e alguns nem sabem o que isso é pois ainda funcionam com telex...) complicou um pouco com minha dedicação a este blog. Estou, agora, a tentar recuperar tempo perdido e, num relance muito sucinto, eis o que me ocorre registar.

O famoso juiz de futebol, em todo o mundo conhecido como "o melhor árbitro", famoso pelo carecão e pela classe, PIERLUIGI COLLINA,
em boa altura de agarrar uma boa reforma - 45 anos de idade -, viu-se solicitado para ficar mais um ano na arbitragem italiana. No entanto, a Federação - que o convidara - em contraponto inverteu a posição e Colina não pode apitar mais, pois tem um contrato de publicidade no valor de 200 mil contos assinado com a marca de automóveis OPEL, que também é sponsor do AC Milan. Pronto, está tudo dito. COLLINA pousa o apito e arbitragem fica a perder o seu mais valioso símbolo.

21 MIL PORTUGUESES
CORREM RISCO DE MORRER
COM GRIPE DAS AVES
A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou as autoridades portuguesas para o cenário que aponta para 21 mil mortos em Portugal no caso de as mudanças do vírus da gripe das aves tornarem possível o contágio entre humanos, no entanto, a OMS noticiou este mês através da sua rádio privada que em países asiáticos já morreram 60 pessoas infectadas. A mesma organização informou que se fazem estudos sobre a vacina e noticiou que está a negociar com os laboratório Roche para adquirir um milhão de doses da vacina. A OMS diz que a pandemia é inevitável e admite 3 milhões e meio de infectados só em Portugal. O governo português já encomendou 2,5 milhões de doses de oseltaminir, medicamento contra o virus, para o caso de necessidade de tratamento de infectados e enquanto os laborátórios tentam descobrir a vacina. Notícias postas a circular na imprensa lisboeta, dos 3 milhões e meio de portugueses que poderão ficar infectados, a taxa de ataque da gripe é de 33%, taxa de letalidade de 0,6% e 21 mil mortos. Que cenário... paira no ar. Mas atenção. O surto será mundial (pandemia) e não apenas atingirá Portugal. Admito como óbvio que a OMS terá fornecido cenários semelhantes a todos os governos. Note-se: As aves de estimação não são perigosas, e a contaminação não se faz pela via digestiva - o consumo não é perigoso -, mas sim por inalação ou infectação da conjuntiva, a membrana que temos na parte externa dos olhos.

ROBINHO REALIZA
O SONHO DA SUA VIDA

A novela chegou ao fim. Com dezenas de episódios repletas de sensacionas situações que puseram o "miúdo das fintas" a tiritar... , os protagonistas tiveram de ser render à realidade e à vontade do jovem talento brasileiro, uns a fazer contas à vida e a chorar os investimentos, outros à espera que promessas se cumpram e outras já compraram tudo o que queriam comprar. Assim mesmo, O futebol, é mesmo, hoje em dia, o grande produto do mercado. Nem vale a pena falar em milhões. Vale a pena, sim, saudar o jóvem futebolista que o Real Madrid contratou a quem entregou a camisola -sempre cobiçada - nr 10... que Di Stefanno no RM vestiu e, ultimamamente pertenceu ao não menos famoso talento Luís Figo, hoje fora do RM e jogando no Inter, em Itália.

RONALDO VIAJOU DE HELICÓPTERO
PARA PRESTAR DECLARAÇÕES VOLUNTARIAMENTE.

Num post que editei com link à notícia, divulguei aqui o possível envolvimento do "fenómeno" com traficantes de droga. Impõe-se, em consciência, voltar ao assunto para aclarar que Ronaldo, em declarações feitas durante a investigação, esclareceu as autoridades, que, posteriormente, declararam que o depoimento de jogador afastava qualquer possibilidade de participação ou envolvimento no esquema de tráfico. Ronaldo contou que esteve numa festa em casa da ex-namorada Lívia Lemos, e que seu irmão - um dos acusados de liderar a quadrilha -, Amon Lemos, estava na casa e pediu para tirarem uma foto juntos. É essa que eu publiquei no post a que me referi. Quanto a isto, pode ser que fiquemos por aqui, mas também pode ser que Ronaldo tenha ainda de ir prestar declarações no Rio de Janeiro.