sábado, setembro 17, 2005

COISAS DE CADA UM

Não vou voltar a falar no vício de fumar. Razões tenho para abordar mais uma vez, o tema saúde - explico depois -, repescando o tema que me interessa : HIPERPLASIA BENIGNA DA PRÓSTATA (HBP), uma doença que é EXCLUSIVO DOS HOMENS para contrabalançar o TPM que é exclusivo das mulheres. Coisas legadas por Adão e Eva.
O que é HBP?
É o aumento benigno do volume da próstata. A próstata é uma glândula situada na parte inferior da bexiga e anterior ao recto. No seu interior passa a uretra (o canal pelo qual a urina é eliminada do corpo). A função da próstata é, entre outras, fabricar uma porção do esperma (líquido expelido durante a ejaculação). Como a próstata envolve a uretra, um aumento do volume prostático pode impedir a passagem da urina.Durante a infância, a próstata é muito pequena. Quando começa a adolescência, há uma maior produção de hormónios masculinos e, consequentemente, a próstata inicia seu aumento. Nesta fase, os caracteres sexuais também surgem: engrossamento de voz, surgimento de pelos pubianos, barba, etc. A próstata tem neste período o tamanho de uma castanha (15-20 gramas). Este crescimento continua durante a vida do indivíduo, em uma velocidade que varia de uma pessoa para outra. Em alguns indivíduos, por motivos não bem conhecidos, a próstata cresce mais rapidamente e, em outros, o aumento é mais lento. Geralmente, após os 50-60 anos, o crescimento prostático apresenta uma aceleração maior. Existem próstatas que atingem volumes importantes, como 200 gramas ou mais.
| Fontes: ABC DA SAÚDE e UROLOGIA, Eliseu Denadai |
Por estes motivos é que eu digo que ser homem é também um problema complicado. Não temos de usar tampões mas, quantas vezes muitos homens têm de usar fraldas especiais devido à incontinência. Quantas razões ou motivos existirão para que os homens, como eu, por vezes fiquem pensativos quando se nos deparam problemas que dão para meditar? Inúmeras vezes me pergunto sem obter resposta, quando vou conseguir ultrapassar quanto me impede concretizar meus projectos, até quando eu vou estar envolvido neste mundo onde acontecem tragédias que ceifam vidas inocentes, ficando impunes aqueles que poderiam evitar esses dramas e não evitam e, quantas vezes, até as incentivam e promovem.


A vida é uma força potencial que nos subjuga, nos escraviza e manda, e, nós, sem alternativas, vivemo-la na esperança de que tudo quanto ambicionamos se concretize, aqui ou ali, perto ou longe do mundo que nos rodeia ao longo dos tempos que percorremos. E enquanto ela nos distraie ou ilude, friamente, a morte está implícita no austero pensamento de circunstância, porque ela está sempre à espreita, pois os riscos no dia-a-dia são imensos e, em menos de um segundo nos adicionamos noutra postura que nunca mais nos permitirá ser o mesmo... porque não mais seremos tão-pouco.
A imagem à direita demonstra como se processa uma cirurgia simples, através da uretra, que permite desobstruir a uretra e permite uma micção normal. Por outro lado, a intervenão também origina que a ejaculação se perca em alguma percentagem na bexiga, reduzinho a expulsão para fora do pénis.
Tudo isto vem a propósito de meu caso pessoal. E aqui está a explicação prometida no início deste post. Na próxima semana, mais precisamente, na terça-feira, serei operado à próstata no Hospital Amadora-Sintra, em Lisboa. Não faço ideia quanto tempo isso vai me obrigar a ficar ausente de meus blog's. A certeza de voltar é incontestável. Ainda não cumpri todas as minhas obrigações nesta etapa que iniciei em 1930, entre as quais eu quero ser fiel a mim mesmo. Esperem, então, por mim. EU VOLTAREI BREVE!