sexta-feira, setembro 16, 2005

breves



MÁRIO JARDEL... finalmente vai jogar

MÁRIO JARDEL, ponta-de-lança que em Portugal foi ídolo de multidões do FC Porto e do Sporting - chegou a marcar 130 golos em 125 jogos no Porto -, polémico pelas suas leviandades, desvios da ética disciplinar que o futebol moderno exige a quem paga salários ao peso de ouro, tem andado em bolandas por Portugal, Espanha, Itália, Grécia e nada de ficar (além de maravilhoso goleador à má fama de leviano), mas agora as notícias chegadas garantem que vai alinhar no GOIÁS, (oxalá consiga voltar ao bom caminho) clube que aceitaria um vínculo até Dezembro próximo, cujas condições não foram ainda confirmadas oficialmente. Segundo o director de futebol do clube, Pedro Goullart, o jogador assinou o contrato nesta quinta-feira. Confira aí...
Image hosted by Photobucket.com


Image hosted by Photobucket.comADIDAS LANÇA
BOLA INTELIGENTE


| T - Com Jude Webber F- Reuters |
Ela parece uma bola de futebol comum, mas a "bola inteligente" da Adidas, que hoje é apresentada oficialmente no Campeonato Mundial Sub-17, poderá mudar para sempre aspectos importantes do futebol mundial.
A bola tem um microchip projectado para ajudar o árbitro a decidir se ela ultrapassou a linha do golo completamente ou se saiu do campo.
O presidente da FIFA, Sepp Blatter, um tradicional oponente da tecnologia - verdadeiro manga de alpaca que tem o cérebro cheio de teias de aranha, deu seu aval (caramba, quase custa acreditar) à experiência, no Peru, e disse que, se for bem-sucedida, ela poderá ser usada na Copa da Alemanha de 2006.(Caso para mandar tocar os sinos de todas as Igrejas) A bola foi apresentada em Lima antes do início do torneio. O secretário-geral da Fifa, Urs Linsi, disse à Reuters que a "bola inteligente" -- desenvolvida pela Adidas com a empresa alemã Cairos AG e com o Instituto Fraunhofer, também da Alemanha -- não substitui os olhos e a experiência do árbitro.
"O árbitro está no comando, ele é o chefe no gramado e isso não vai mudar. Isso é uma ajuda", disse. (Ora p... -desculpem -, bolas - para não dizer outra palavra mais ajustada ao português vernáculo -,"inteligentes" contra a inteligência dos homens... e contra o que demais vier. A "bola" informa que não pasou a linha de golo, mas o árbitro ou seu auxiliar entendem ou "querem" que sim, e a ajuda da tecnologia é mandada às malvas, e o resultado do jogo pode ficar adulterado. Ora bolas, sr Blatter.. eu já estava admirado com o seu QI positivo). O microchip -- com menos de 15 milímetros -- manda um sinal de rádio quando a bola passa a linha, como se tivesse tocado em uma cerca elétrica.
O sinal é transmitido por 12 antenas posicionadas nas extremidades do campo para um computador, que envia uma mensagem para um receptor no pulso do árbitro em menos de um segundo, explicou Guenter Pfau, gerente de relações da Adidas com a FIFA.
A mensagem ao árbitro emite um som praticamente inaudível, e ele não precisa nem levá-la em consideração se não tiver dúvidas.
A bola será usada em todos os jogos do Mundial Sub-17, menos os disputados na cidade de Iquitos, porque o estádio não foi preparado a tempo, disse Pfau.
Segundo ele, rádios e celulares não têm como atrapalhar o sinal da bola.
A bola já foi testada uma vez, em Fevereiro, em um amistoso em Nuremberg. A FIFA vai decidir no ano que vem se usará o dispositivo na Copa da Alemanha.
Participam do campeonato no Peru, além dos anfitriões, China, Catar, Coréia do Norte, Gana, Gâmbia, Costa do Marfim, Itália, Turquia, Holanda, Estados Unidos, México, Brasil, Uruguai, Austrália e Costa Rica.
NOTA - Entre parêntesis são meus comentários- C. Pereira |.

Image hosted by Photobucket.comNA ARGENTINA
jogador baleado por polícia



O guarda-redes Carlos Azcurra, do Atlético Club San Martín, de Mendoza (Argentina) foi atingido com um tiro (bala de borracha) disparado a menos de dois metros de distância, depois de tentar separar conflitos e de repreender policiais que lançavam gás lacrimogéneo e balas de borracha contra adeptos da claque da sua equipa, que perdia por 3 x 0, no popular clássico da cidade contra o Godoy Cruz. A bala teve impacte no peito do jogador que caiu desamparado no relvado. Informações posteriores afirmam que parte de um pulmão foi atingido, o que impedirá o jogador de voltar a jogar, isto no caso de não falecer, uma vez que ainda não está livre de perigo, matendo-se internado na sala de "cuidados intensivos". Já está a respirar um pouco melhor e o prognóstico muito reservado é satisfatório. O polícia está detido, Marcial Maldonado, afirmou que "disparou sem querer" (se foi sem querer porque teria a pistola na mão?...) e afirmou: Entiendo el sufrimiento del jugador afirmou o polícia que está acusado de presuposto homicídio agravado. Asumo mis responsabilidades y no trato de justificar nada acrescentou o primeiro-cabo de polícia Marcial Maldonado, autor do disparo contra Carlos Azcurra, e manifestou ontem que lo ocurrido fue un accidente.
Segundo a imprensa local, quatro jogadores e dois jornalistas foram detidos. Cenas que eu vi na televisão, alguns polícias levaram surra de verdade...
MARADONA NÃO FALTOU AO SEU DEVER...
A palavra de Maradona a respeito do sucedido com Carlos Azcurra, não podia faltar, principalmente agora que "El Pibe" é vedeta da TV e tem a melhor audiência do programa A NOITE DO 10. Na segunda-feira, no final do programa,l Diego Maradona, dedicou o programa ao jogador do San Martin, afirmando: Esto es para Azcurra, a quien un botón le pegó un tiro disse o máximo ídolo do futebol argentino pouco antes de dar um abraço ao também ídolo Diego Simeone.


Image hosted by Photobucket.com
NA ROMÉNIA
racismo prolifera

| Reuters - Brasil | - O campeão romeno Steaua Bucareste não poderá jogar em casa por ter recebido punição da UEFA após a torcida vaiar e ofender jogadores negros do clube irlandês Shelbourne, durante jogo pela fase preliminar da Copa dos Campeões.
O Steaua, que foi também multado em 19.500 euros (24.180 dólares), enfrentará o clube norueguês Valerenga pela primeira rodada da Copa da UEFA em um estádio a 250 km da capital Bucareste.
"A imagem do futebol romeno está em crise profunda e o Steaua está pagando pela passividade da FRF (em conter comportamentos racistas) nos últimos anos", afirmou Csaba Asztalos, presidente do Conselho Nacional Antidiscriminação (CNCD), à Reuters nesta segunda-feira.
"A FRF, a Liga Profissional e os clubes falharam ao tomar medidas eficientes de erradicar a discriminação", disse.


Image hosted by Photobucket.com TAÇA UEFA

Resultados das esquipas porguesas, nesta jornada de apuramento:


O SPORTING CP deu um passo de "gigante" rumo à fase de grupos da Taça UEFA, após ter vencido esta noite, por 2-1, no terreno do Halmstads, em partida referente à primeira mão da primeira eliminatória. A equipa leonina ainda esteve a perder, mas golos de Deivid e Wender asseguraram alguma tranquilidade para o encontro de Alvalade, a disputar dentro de 15 dias.
O SPORTING DE BRAGA, foi a Belgrado buscar o ponto precioso, ao empatar sem golos, frente ao FC Crvena Zvezda e retém a esperança de atingir a fase de grupos da Taça UEFA 2005706.
O VITÓRIA DE SETÚBAL - que este ano subiu à LIGA LUSA -, jogou em casa e empatou a uma bola frente aos italianos do UC Sampdória, jogo da primeira mão da primeira eliminatória, e mostrou forte frente à experiente e categorizada formação transalpina.
O VITÓRIA DE GUIMARÃES jogou perante o seu público e, apesar do mau início no campeonato luso com três derrotas em três jogos, venceu a primeira eliminatória da TAÇA UEFA, por 3-0, frente ao Wisla Kraków, campeão polaco, com golos de Cléber, Mário Sérgio e Benachour. A fase de grupos está ali mesmo ao alcance dos vimarenenses. Adios Wisla...
Sem dúvida que esta etapa preliminar da TAÇA UEFA foi muito positiva para as quatro equipas intervenientes e deixa acalentar esperanças de qualificação nas série de Grupos, e não só, no ranking europeu que vai ter mexidas a favor do futebol luso, assim como na LIGA DOS CAMPEÕES, mercê a vitória do Benfica, ontem, frente ao Lille
.