segunda-feira, outubro 01, 2007


Cartão Vermelho

DESGRAÇADOS ÁRBITROS
QUE PAGAM DÍVIDAS
CAMUFLADAS

Hoje estou numa de sacudir a pressão.
O mau perder está evidenciado nas declarações de muitos dos senhores do futebol, desde o incógnito adepto até ao mais alto presidente de clubes. Basta não ganhar para, obviamente, surgirem os já cansados e repetidos argumentos de ataque à arbitragem. Até jornalistas com raizes sulistas (...) não conseguem fugir da aberração que tudo anda a prejudicar o Sporting e o Benfica. E, nesta última jornada, então, foi de sentido único, porque nenhum dos clubes da Segunda Circular, ganhou… O Sporting por um lado e o Benfica por outro, depois do nulo da Luz, ainda não se fartaram de lamúrias… que, me espanta, a não evocação do “Apito Dourado” ou do nojento ataque ao presidente do FC Porto, Pinto da Costa.
Filipe Vieira – o Messias da Época -, continua convencido de que é único (e mete o pé na poça constantemente como acontece com o esquecer-se de que o SLB não é dele e faz a pré-candidatura de Rui Costa à presidência) senhor da verdade e clama por mudança das pessoas no futebol e Soares Franco, ajeita-se com a luta encetada pelo seu antecessor – Dias da Cunha – para emoldurar crenças leoninas semeadas na imaginação das mentes dos que têm pau perder.
Que há falhas humanas nos árbitros, isso é incontestável. Ainda recentemente a mais flagrante foi aquela na Reboleira que classificou o Benfica na Taça da Liga, com um penálti inexistente. Mas, curioso, ninguém falou no APITO ENCARNADO…
Sinal que nos deixa concluir que, afinal, do outro lado da fronteira Norte-Sul, as pessoas têm outra forma de pensar e analisar os casos.
Curiosamente, sem escalpelizar factos, mas muito superficialmente, qualquer mal intencionado pode chegar à conclusão de que os árbitros dos jogos Sporting-Benfica e Estrela da Amadora-Marítimo, foram subjugados pelos homens do Norte. E, mais, os árbitros de todos os jogos em que Benfica e Sporting intervieram foram subjugados pelos homens do Norte… pois só assim se justifica que o Benfica está a 8 pontos e o Sporting a 7 pontos de distância do FC Porto – campeão nacional em título – e actualmente comandante da Liga Lusa, graças a ter conquistado vitórias em todos os jogos realizados… Isto dá que pensar.
E dá dores de cabeça a muita gente… principalmente àquela que desde que é presidente de grande clube ainda não ganhou nada mais do que titulos comerciais... porque desprotivos... anda à prometer desde que deixou o Alverca. E. esperemos para ver melhor se Camacho vai fazer melhor que Santos. Até agora... tudo na mesma, quanto a vitórias merecidas.
Nem juízo, conseguem ganhar!
Carlos Pereira