sexta-feira, outubro 05, 2007

Rute



Rute. Nome de mulher portuguesa. Que teve Mãe e também Pai. Rute nome de mulher portuguesa. Nada a ver com Rute, a órfã moabita que Boaz tomou por mulher, que possuiu e que o Senhor lhe fez conceber, e deu à luz um filho.
A Rute que eu conheci, nunca teve essa felicidade. Não sei por que não teve. Conheci-a quando ainda morava na Tapada das Mercês (Sintra,Portugal) por a ver, todos os dias, acompanhando um homem de nome Vitorino, com sacos e com carrinhos de mão, percorrendo as rua a gandaiar. Ele forte e bem constituído, coxeando mas andando lesto. Ela magrinha, cara tristonha mas com um sorriso indeciso para quem a saudasse. Eu conheci o casal deste modo. Até simpatizei, pensando como é fácil encontrar trabalho que dá para não morrer de fome, num país de privilegiados, onde um emprego encontrar é como agulha no palheiro. Até ao dia em que Vitorino se revelou boçal e indivíduo mal formado, ao pontapear um prato de barro que minha mulher colocara junto dos contentores de lixo, para pôr água onde um cão abandonado se habituara a ir ali mitigar a sede. Foi a Rute quem afirmou ter sido ele quem partira o prato com um pontapé, correndo com o cão. Daí não mais olhei para ele como antes.

Rute está morta. Ele, o energúmeno Vitorino (boçal, desprezível) matou ela à pancada! E escondeu o cadáver na mata próxima da tenda onde ela lhe lavava a roupa, confeccionava as refeições e se sujeitava a todas as sevícias. Não era difícil adivinhar a vida da pobre Rute. Uma vez desabafou com minha mulher a quem confirmou que o companheiro lhe batia forte e feio. E havia um outro homem de permeio. Nada dele posso dizer, além de que, ultimamente o via muitas vezes na companhia de Rute, em viagem simultânea de Lisboa para Sintra. Nas vezes que olhei para eles, ela apresentava um ar triste mas com aparência higiénica e alindada de brincos. Ele, homem aparentando 40 anos, de barba grisalha. Ambos engajados na vida da gandaia, longe da Tapada. Por último deixei de os ver no comboio. Vi o Vitorino uma ou duas vezes, no mesmo comboio, de trólei carregado do fruto das recolhas feitas nos lixos de Lisboa.
E, desde há uma semana que não via nenhum dos três. Até que, na quarta-feira, li no jornal 24horas, a notícia de que tinha sido descoberto o cadáver de Rute, na mata da Tapada das Mercês. Pensei nela, e não me enganei.
Pela notícia referida, fiquei a saber que um informador da Polícia local dissera que Rute tinha estado na esquadra a pedir apoio e apresentando queixa contra o seu companheiro.
Rute está morta. Vitorino, não sei dele. Provavelmente – com a noiva legislação estará em liberdade aguardando que a investigação o aponte como o assassino de Rute. Não faço ideia, de como possa estar o assunto. Nem do outro comparsa da gandaia eu ouvi falar.
Acabo, ainda mais triste do que quando comecei a escrever este desabafo. Numa época em que nós vemos por todo o lado que é comunicação, campanhas de combate à violência doméstica, como aconteceu não se dar ouvidos e logo agir por precaução para evitar que Rute fosse assassinada? A Polícia foi alertada. Ou será que Rute deveria ter agido de outra forma? Difícil avaliar o problema. Fácil, é concluir que Rute foi assassinada e despojada na mata. Seu corpo encontrado já em decomposição foi para a Medicina Legal para a autópsia confirmar o motivo da morte. Por quem? Só com provas o poderemos afirmar… mas não é difícil admitir quem seja o assassino.
Miríades de sois irão pôr-se e nascer…
até sabermos como tu se passou.
Que Deus me perdoe se estou errado. -
Carlos Pereira