quarta-feira, outubro 17, 2007

ANGOLA MINHA!



HUAMBO
CIDADE VIDA!

“Quando a saudade bate forte
Não adianta chorar
Esquecer é a morte
Só vontade de voltar “



Coisa que eu faço sempre quando às quartas-feiras, regresso ao jornal para reacender a chama profissional que me pressiona após dois dias de folga, é abrir minhas caixas de correio e, neste dia de hoje, uma mensagem amiga levou-me a visitar o site da WordPress. Em boa hora isso aconteceu. Aí tive a possibilidade de encontrar o site ONDJANGO e, num ápice, sentir um arrepio enorme ao deparar com algo que me é muito peculiar: HUAMBO, CIDADE VIDA! . Revivi o dia em que criei, na minha condição de director da Emissora Regional do Huambo, uma rubrica onde, diáriamente, se incluia uma crónica minha, e todo o noticiário respeitante à cidade e à Provincia. Estávamos perante ameaças da Unita e uma campanha que visava desestabilizar o Huambo (zona previligiada da Unita) para objectivos políticos falsos e que atemorizavam quem quisesse estar no Huambo, com alegações de que a vida era impossível. Sentindo em mim a mentira, vivendo tranquilamente com a minha família e com todos os meus companheiros e camaradas de trabalhos e suas famílias, onde nunca os bens essenciais faltaram, ocorreu-me precisamente esse título para abrir o noticiário regional que, em serviços de correspondência com a Rádio Nacional, eu citava sempre, nas frases intermediárias que dissessem respeito ao Huambo, Cidade Vida!

Foi, pois com imensa alegria que eu me encontrei com a minha HUAMBO,CIDADE VIDA! E, para minha vergonha, deparei com um post bem elaborado a referir-se a páginas históricas ocorridas ainda antes da ocupação colonial portuguesa e após a administração do governador Norton de Matos.Vergonha por tendo eu acesso à informação nos meus blogues, me ter esquecido da data da fundação da cidade de Nova Lisboa (Huambo) para historiar o quanto envolveu perante meus olhos, após o 25 de Abril e após o 11 de Novembro de 1975 - datas vividas no seio da revolução angolana a que Agostinho Neto presidia -, e que, certamente, poderão servir para uma mais verdadeira época que se viveu no Planalto Central:
21 DE SETEMBRO DE 1912
No dia 21 de Setembro de 1912, na região do planalto central de Angola, era fundada a cidade de Nova Lisboa, hoje designada Huambo, pelo então governador geral da província ultramarina de Angola, José Mendes Ribeiro Norton de Matos, através da portaria Nº 1040. O nome Huambo tem na sua origem um caçador identificado por “Huambo-Kalunga”, oriundo da região do Kwanza Sul, que se instalou em Muangunja, povoado municipal da Caála. Algumas fontes sustentam que não foi esse forasteiro que ofereceu resistência à ocupação colonial nos fortes combates travados nas pedras de Ganda, Kawe e da Kissala, que culminaram com a tomada do planalto central de Angola.Leia o resto
AQUI

“Quando a saudade bate forte
Não adianta chorar
Esquecer é a morte
Só vontade de voltar “
Obrigado CUSTÓDIA SISNELA, com um fraternal abraço!Carlos Pereira - Lisboa, 17 de Outubro de 2007