sábado, outubro 20, 2007

Taça da Liga

SPORTING 1 - 2 FÁTIMA
O FÁTIMA SOMA E SEGUE


A equipa do Fátima, a surpresa desta edição primeira da “Taça da Liga”, que a Carlsberg patrocina, após ter revelado determinação na primeira jornada em que eliminou o campeão nacional, FC Porto, nos livres da marca dos penáltis, veio a Lisboa jogar no Restelo (Estádio cedido ao Sporting por o Estádio Alvalade estar a implantar relva nova) e defrontar um dos grandes lisboetas, o Sporting, E, com a descontracção própria de quem tem a noção de que em futebol não há vencedores antecipados, a equipa fatimense, que Rui Vitória elevou à Liga de Honra, não se deu a vislumbres mas sim a possibilidades, perante um onze lisboeta de meio campo frágil com jogadores sem entrosamento, casos de Gladstone, Farnerud e Celsinho, que saíram ao intervalo (0-1) para entrarem Miguel Veloso, João Moutinho e Romagnoli.

Com o placar desfavorável - um golo a favor do Fátima apontado por Cícero, de penálti, ocasionado por PuroviC -, tudo se modificou a favor dos lisboetas, então a manobrarem melhor nos últimos 30 metros, rompendo pelas laterais por once Abel acabaria de entrar isolado e a centrar por alto para dentro da zona da verdade, onde Liedson, num remate de pronto de grande estilo e só executável por jogadores de gabarito especial, como é o caso de Liedson. Um golo muito bonito de execução impecável. A igualdade deu origem a que os lisboetas então acreditassem na vitória e a bola passou a ser de posse dos seus jogadores, sem, contudo, os visitantes vindos de terras santas se encolhessem na igualdade, antes pelo contrário, sempre jogassem com a mira na baliza de Tiago (que nem esteve nada feliz nos golos que sofreu). E foi assim que, quando tudo indicava que a haver alteração no placard seria favorável ao Sporting, aconteceu o que ninguém deve ter prognosticado: em jogada aparentemente inofensiva, o recém entrado em jogo Fajardo, tirou um fogacho a mais de 30 metros que Tiago apenas tocou com as unhas… deixando a bola anichar-se no fundo da sua baliza. O resultado final estava feito, favorável aos homens que vieram a contar com mais um milagre, que acabou por acontecer. Agora é só esperar por dia 31, quando o Sporting se deslocar a reduto dos fatimenses, para jogar a segunda mão da Taça da Liga.
BENFICA E SETÚBAL
EMPATARAM NA LUZ
Também no Estádio da Luz, os donos do terreno estiveram a perder por 1-0 até ao tempo de acréscimo dado pelo árbitro. E, quando no o Estádio, já com os adeptos do clube da águia pouco acreditavam na igualdade, um contra-ataque com entrega para a esquerda onde o jóvem FRED EDU estava isolado, gerou o golo com uma remate potente de pé esquerdo e bem colocado, o Benfica vulnerava a baliza dos sadinos. Carlos Carvalhal ficou arrepiado com a falha defensiva e Camacho sorriu e respirou fundo, na expectativa do jogo no Estádio do Bonfim .
Foto ASF A BOLA Texto: Carlos Pereira