domingo, maio 03, 2009

Desporto

Liga Campeões Africanos
1º de Agosto eliminado pelo Al Hilal

- Fonte: ANGOLA PRESS - ANGOP -

O 1º de Agosto, vice-campeão nacional, foi afastado hoje pelo Al Hilal do Sudão, ao perder por 0-2, em desafio da segunda mão dos oitavos-de-final das eliminatórias de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões africanos de futebol. Na primeira mão, os "militares" venceram em Luanda por 3-1.
A equipa angolana vai disputar a última eliminatória de acesso à fase de grupos da Taça da Confederação, prova em que apenas o Santos FC sobreviveu, em função do afastamento neste domingo do Recreativo do Libolo. Os santistas confirmaram a passagem após triunfo sobre o Union Douala dos Camarões (4-0, 1-1).
Por seu turno, apesar da vitória sobre o ES Setif da Argélia (5-1), o lantel do Kwanza Sul também foi relegado da prova devido ao desaire da primeira partida (0-4).
O Petro de Luanda, campeão nacional, foi o primeiro a ser eliminado das Afrotaças, ao sucumbir diante dos congoleses democráticos do TP Mazembe de Lubumbashi, por 0-3 e 1-2.

Afrotaças
Recreativo do Libolo goleia mas fica pelo caminho

Numa tarde cheia de golos, o Recreativo do Libolo esteve perto de garantir o apuramento para a fase de grupos da Taça da Confederação, ao golear hoje, em Calulo, o ES Setif da Argélia, por 5-1, mas a derrota (0-4) da primeira mão dos oitavos-de-final pesou para o seu afastamento da prova.Até ao intervalo, os libolenses venciam por 2-1, com golos de Reginaldo (5') e Jefferson (43'). Apesar disso, os angolanos poderiam ter ampliado o resultado caso o brasileiro Reginaldo não desperdiçasse o penalte, aos 43 minutos.Na etapa complementar, Hélder, aos 62 minutos, executou com perfeição o segundo penalte favorável para os pupilos de Luís Mariano, abrindo perspectivas para a equipa continuar a acreditar que seria possível avançar na eliminatória.

Depois do 3-1, o Recreativo do Libolo empurrou o adversário para a defesa, tentando anular todas as iniciativas dos argelinos. A resistência dos visitantes foi quebrada por Gazeta, aos 83 minutos, e mais tarde nos "descontos" fez o 5-1, resultado com que terminou o desafio.Com este desfecho, a "odisseia" da equipa sensação do Girabola de 2008, que se estreou nesta temporada nas Afrotaças, foi interrompida e o sonho de chegar à fase de grupos na também conhecida Taça "Nelson Mandela" acabou, pelo que mudará as atenções agora para as competições internas (campeonato e Taça de Angola)

Santos FC esmaga Union de Douala

O treinador do Santos FC, Mário Calado, afirmou hoje, em Luanda, que a sua equipa vai aperfeiçoar os automatismos técnicos e tácticos para estar mais forte na última eliminatória de acesso à fase de grupos da Taça da Confederação.
Em declarações à imprensa, no final do jogo da segunda "mão" em que o Santos goleou o Union de Douala por 4-0 depois de 1-1 nos Camarões, Calado disse não restar outra solução que passa por trabalho bastante aturado.
Reconheceu o empenho e dedicação dos jogadores, mas acrescentou que a equipa tem mais responsabilidades nas provas internas e externas.
"Com a continuidade na prova da CAF, estamos cientes das dificuldades que iremos encontrar. Por isso, temos de envidar esforços para ultrapassar as barreiras competitivas", frisou.