domingo, maio 03, 2009

Saúde

(Clique na imagem e saiba mais sobre este assunto)
GRIPE SUÍNA MATERIAL EXPLICATIVO
Reproduzido de artigo da OMS de 27/04/09


Que é a gripe suína?
A gripe suína é uma doença causada pelo vírus H1N1, uma combinação das cepas dos vírus suíno, aviário e humano. A variante H1N1 é a mesma que causa surtos de gripes normais em humanos, mas esta nova versão tem material genético de versões da gripe que geralmente afetam porcos e aves.

Como as pessoas podem se contaminar com o vírus da gripe Suína?
A contaminação ocorre da mesma forma que a gripe comum, por meio de perdigotos (gotas pequenas de secreção respiratória) lançados na tosse e espirros. Considera-se que seja necessária uma aproximação de até 2 metros de pessoas contaminadas, em período de contágio, que vai até 07 dias após o contato. Não foram identificados quaisquer tipos de contaminação em relação ao consumo de carne suína ou os seus derivados.

Por que OMS esta em estado de alerta?
A OMS preocupa-se, particularmente, com a capacidade de o vírus se transmitir de homem para homem. Todos os casos constatados no México procedem do contágio humano, segundo o Ministério da Saúde Mexicano.

Quais que são os sintomas?
Os sintomas da Gripe Suína (H1N1) são muito parecidos com os da gripe comum como: febre, dores musculares, cansaço, tosse, diarréia e vômitos. Existe alguma vacina disponível como meio de proteção? Ainda não existe uma vacina para a nova variante de gripe, as vacinas contra influenza atualmente disponíveis não oferecem proteção contra infecção deste vírus. Portanto, até o momento, não há indicação de uso da vacina contra influenza como medida de prevenção e controle para este evento.

Existe algum tratamento para gripe suína?
Atualmente estão sendo utilizados antivirais como: adamantanes (amantadine e rematadine), e inibidores da neurominidase da influenza (oseltamivir e zanamivir)para tratamento dos casos já confirmados e em evolução. Não servem como uso preventivo. Situação atual de contaminação no México em 27/04/09: - São cerca de 1.600 pessoas internadas suspeitas de contaminação - São cerca de 400 pessoas confirmadas com a Gripe Suína - São cerca de 100 óbitos por Gripe Suína - Os habitantes da Cidade do México foram orientados a não sair de casa neste final de semana para evitar mais contaminações - Suspeita-se de um risco de pandemia pelo vírus