sexta-feira, abril 21, 2006

efeméride

NEFELIBATAS

Tenho dias em que me apatece fazer.. nada. Fico atacado de uma espécie de perguicite aguda, não dá para abrir a boca mas dá para sentir os músculos a pedirem relaxamento... procurando seleccionar entre os milhentos assuntos que me ocorrem, um que seja o mais importante e não tiro conclusão nenhuma. Fico furioso comigo mesmo. Discuto em surdina e desato a monologar sem conseguir respostas que me agradem. A ignorância surge como um fantasma, daqueles fantasmas que assombram a humanidade. Reminiscências que não dependem de vontades próprias que enfrentam meandros históricos, intelectuais onde pululam muitos nefelibatas. Por isso quiz encontrar respostas ao que há muitos anos eu ouvia meu Pai dizer: "Portugal seria outro país mais desenvolvido se os judeus não tivessem sido massacrados e, talvez, se o Marquês de Pombal tivesse perdoado aos jesuítas". E, este mês, trabalhando eu bem pertinho da Praça Marquês de Pombal, em Lisboa, lembrei-me dessa frase, salpicada de um dramático acontecimento ocorrido há 500 anos, aqui em Lisboa:


Procurando informação complementar, encontrei na Weblog o blog TOMARPARTIDO, onde se pode ler algo mais sobre o massacre dos cristãos novos em 19 de Abril de 1506, que fez no passado dia 19, 500 anos, em Lisboa, pela mão da população católica, deve ser recordado e evocado sem complexos.


Leiam quanto nesses maravilhosos blogues se memoriza e divulga sobre acontecimento tão odioso. E meditem. Procurem razões para o muito do que tem acontecido neste Mundo em que estamos inseridos. E compreendam porque ainda hoje subsistem reacções ao que outrora outros praticaram.
BOM FIM-DE-SEMANA...