quinta-feira, abril 13, 2006

subjacente

MUNDIAL'2006
pretextos na sombra
iluminam marketing


Claro que sendo o BRASIL a pátria do futebol, em vésperas do Alemanha'06, a cor verde do "Ordem e Progresso", tem de estar em evidência e, para tanto, não precisava a CBF de mais outra melhor oportunidade para ofertar camisolas da turma "canarinha" do que apelar ao populismo do Presidente Lula da Silva, e, em cerimónia (...) o presidente do organismo máximo do fuetbol brasileiro, entregar a pintada com o nr. 10... celebrizada nas costas do "sempre" Pelé, mas ... agora na ordem do progresso pertencer ao, também genial, Ronaldinho.

NELLY VIENNOT, de nacionalidade francesa, é árbitra de futebol conhecida no mundo da bola e da arbitragem, não só pelo facto de ser mulher como, também, por outras razões entre as quais poderão estar ligadas aos seus desempenhos: os do lado bom (adeptos das equipas que ganham) e os do lado mau (adeptos das equipas que perdem). Tudo lindo e quase insólito. Sja como for, esta árbitra está indigitada para integrar a equipa que irá dirigir o jogo de abertura do Alemnha'06. Ainda não está resolvido, contudo, é a opinião dos observadores.

O campeonato é de futebol... modalidade potencialmente praticada e assistida por ser másculo com algumas interferências ameaçadoras do sexo oposto. Na arbitragem, nos corpos gerentes, nas Federações, e, na própria modalidade que já tem o seu Campeonato Mundial no feminino. Uma verdadeira intoxicação que germina concomitantemente com a gripe das aves... Que fazer? Nada e ainda bem. Que venham elas. Alindarão a modalidade preferida pela maioria dos homens... e, pois então, que belíssima ideia, essa que vai pelo Universo, de seleccionar de forma emblemática as selecções que participarão na maior competição do Mundo, com as mais lindas (ou as mais privilegiadas) modelos para promoveram o marketing das suas selecções. Ora vejam só se não vale mesmo a pena existir futebol mundial... olhem aí a EMÍLIA ATTIAS