quinta-feira, junho 22, 2006

1º round terminou

PORTUGAL E MÉXICO
NOS OITAVOS-DE-FINAL

ANGOLA DEFENDEU O TERCEIRO LUGAR


A FIFA, no seu site oficial elegeu ZÉ KALANGA o "Homem do Jogo", citando o seu desempenho positivo não só no ataque angolano como na defesa e, culminando com o centro que deu a Flávio a oportunidade de fazer o únco e primeiro golo angolano num Campeonato do Mundo, facto que fica registado na História do Futebol Angolano.

Portugal venceu o México ou não seria essa a sua obrigação? -,e confirmou ser o favorito deste grupo que integrou equipas que, à partida, eram acessíveis. Não foi pêra doce mas a missão foi cumprida, ainda que o tenha sido com resultados tangenciais e, nesta partida de hoje ter-se dado ao luxo de deixar de fóra os craques amarelados para os escudar de impedimento no próximo jogo com a Holanda.

A Argentina e a Holanda, confronto de futebois diferentes ao mais alto escalão, terminou nulo com a equipa de Carlos Tevez a ficar em primero no Grupo por ter melhor golo average que lhe confere ter de defrontar o México nos oitavos-de-final.

Quanto a Angola, o mal o menos, ficou em terceiro no primeiro ano em que entrou na alta roda do futebol mundial. Um cometimento digno de registo, mas que, em meu entender, não corresponde ao que esteve ao seu alcance e dentro das suas possibilidades. Angola só não passou aos oitavos, porque Oliveira Gonçalves (OG) foi casmurro em insistir sempre em Akwá (em vez de Love) como titular e a chamar Mantorras (em vez de Flávio) em ocasiões de substituições, dois jogadores que já na Can mostram estarem em má forma óbvia dada as situações que ambos enfrentam há mais de seis meses. Mas OG insistiu, nem sei qual a razão... tendo no banco dois avançados bem rodados (Love e Flávio). E, hoje, com a lesão de Akwá (que lamento) é que se lembrou de meter o Flávio e o resultado foi o que se viu. Flávio marcou o único golo angolano na prova e ganhou a moradia em Angola no valor de 150 mil dólares, em vez do Akwá...(que pena...).

Por outro lado não consegui entender a estratégia a partir do momento em o Irão empatou a partida. Retenção de bola, anti-jogo (João Ricardo foi notório neste particular) e falta de "futebol africano" capaz de virar qualquer jogo. Será que não queriam ficar em último? Mas que lamentável atitude.

De qualquer modo há que felicitar a participação que nunca deixou de ser honrosa e merecedora de estimulos como, certamente, a caravana irá recebr em Luanda aquando do seu regresso a terra pátria. Que o povo os acarinhe, pois bem merecem. Foi, uma primeira vez... e poderá não ter sido a última. Que os erros desta participação sirvam para análise e nunca para justificar resultados.





Fotos FIFA |