quinta-feira, setembro 07, 2006


AS POTENCIALIDADES ANGOLANAS
MOSTRAM-SE AO MUNDO




ANGOLA vai organizar a maior prova do futebol africano , CAN'2010, e uma das mais prestigiosas provas do futebol mundial. Ao vencer a candidatura da 27ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN) Angola surge no panorama mundial como uma potência reorganizada e pronta a enfrentar todos os desafios, pesem embora as grandes dificuldades com que o governo chefiado por José Eduardo dos Santos, tem enfrentado neste, ainda, período de pós-guerra - que emperrou o desenvolvimento harmonioso de uma das maiores parcelas do Continente africano.

A par de outras fortes candidaturas, deve ter pesado na votação a realidade angolana que foi constatada pela Comissão da CAF que visitou e analisou as potencialidades de todos os candidatos. Angola, dispõe, de condições peculiares para o sucesso da prova, desde as climáticas às económicas. Embora, as infra-estruturas desportivas angolanas deixem muito a desejar, assim como as hoteleiras, comunicações e transportes, o País tem, no seu presidente um homem de visão larga e grande amante do desporto, particularmente do futebol - ou não tivesse sido praticante exímio quando estudante em Portugal. Pormenor para que todas as portas no que concerne a financiamentos se abrissem e as orientações no sentido de apoio terem, certamente, sido dadas com a equidade de um presidente que sabe valorizar as vitórias do povo angolano.

Palavras suas após ter conhecimento do resultado das candidaturas:
"Esta escolha traduz o prestígio que o país tem vindo a conquistar no concerto das nações pelo seu desenvolvimento positivo nas mais diferentes actividades, e é também prova da confiança que se deposita nas capacidades do povo angolano e das suas instituições, assim como na nova era que o país vive. A nação angolana, indica, saberámostrar-se a altura de mais este desafio realizando um CAN a todos os títulos exemplares. Nestesentido o governo vai desde já trabalhar a fim de reunir as condições necessárias para o êxito do evento. Por esta razão, na sua última sessão, o Conselho de Ministros instruiu a sua equipa económica para que iniciasse o estudo dos custos orçamentais de tão magno acontecimento".
JUSTINO FERNANDES
Presidente da Federação Angolana
mostrou-se líder de garra


JUSTINO FERNANDES, considerou, imediatamente a seguir à conquista do evento, uma vitória do povo angolano e não apenas das cidades escolhidas para o efeito: "o engajamento de todos os sectores da vida social e política do país contribuiu para que Angola superasse a concorrência" e acrescentou "agora todas atenções estarão viradas para a preparação de condições para que seja um êxito absoluto a realização do evento. Trata-se de orgulho nacional acolher a prova africana numa altura em que o país vive em paz. Com esta conquista inédita, as províncias de Luanda, Benguela, Huíla e Cabinda terão a oportunidade de viver de perto as emoções da principal competição das nações em África", concluiu o presidente da FAF.
Segundo a agência de notícias de Angola - ANGOP, a FAF deu garantias quanto à disponibilidade para emissões de televisão, via satélite, a partir das províncias de Cabinda, Huíla e Benguela, além, claro de Luanda através da Televisão Popular de Angola (TPA).
A organização do CAN'2010 deverá ficar centralizada no recém inaugurado Centro de Conferências de Talatona, nos arredores de Luanda, o qual também deverá acolher o Congresso da CAF que será organizado por ocasião da prova.

Mustapha Fahmy
Secretário-Geral da CAF


"Esperamos que Angola apresente uma competição de alto nível, particularmente porque esta competição vai ter lugar seis meses antes da realização do primeiro Campeonato Mundial a ser organizado em África. Queremos ver um alto nível de organização por parte de Angola" - afirmou o Secretário Geral da CAF.