sábado, setembro 16, 2006

OLHANDO O (I)MUNDO...

Eu sei que só Deus pode endireitar este (i) Mundo onde estamos - todos nós - inseridos, na condição de seres humanos, convivendo com cobras e lagartos, moscas e mosquitos, leões e zebras, jacarés e crocodilos, burros e burras... e, também, com uma cáfila (sf) de déspotas - piores do que os ditadores da ordem - a lutar pelo poder com gestos e atitudes de auto-defesa em prol de, unicamente, seus interesses materiais. O não ter aderido e assinado, em Dezembro de 1997 o

"PROTOCOLO DE QUIOTO"
desmascara sem reticências o Sr. Bush.


George W. Bush, actual presidente estadounidense, tem sabido "gerir" os interesses que o liga à exploração petrolífera no Texas, desde o tempo da Exploration Co. e que, posteriormente, foi director da Harken Energy Corp, em 1986, etc. etc.
Finalmente, já reconheceu que, realmente, os Estados Unidos da América, o tal país que diz pugnar pela democracia mundial, sustentou e sustenta prisões (CIA) em vários territórios europeus e africanos, um dos assuntos que tem prendido a atenção do Mundo livre, face aos famigerados voos secretos de aviões da CIA (Portugal e Alemanha também na lista de países colaborantes). Prisões ilegais onde os direitos humanos não são reconhecidos. Uma vergonda que arraza o governo dos EUA. E, pior ainda está para vir... Afganistão, Iraque... etc. ainda fervem interinamente. Adiante.


Neste dia 15 de Setembro de 2006, nem tudo o que me ocorre é mau. Recordo a efeméride, com a evocação do nome de ALEXANDER FLEMING, cientista que descobriu em 1928 a PENICILINA, um antibiótico natural derivado de um fungo, o bolor do pão e que é comercializado desde 1941, fármaco que já salvou milhares de vidas.
Nesta sexta-feira (15) o azar andou por todos os cantos do mundo. É só pesquisar no Google para se ficar espantado.


O Senhor Blatter, presidente da FIFA, após uns dias de meditação e após a reunião desta semana, sugeriu ao clube português GIL VICENTE (leia texto a seguir) para seguir o exemplo do clube italiano Juventus (abdicou do recurso aos tribunais civis) e que jogasse os encontros que lhe foram agendados.
E, para rematar: o já famoso GIL VICENTE - nada de confusões com o primeiro grande dramaturgo português -, pois estou a referir-me ao clube de futebol do Norte de Portugal, que espoletou e depois despoletou o já famigerado Caso Mateus - coitado do meu patrício mamgolé. Nesta sexta-feira, anunciou que não comparecerá, depois de amanhã, para o jogo com o Estoril-Praia, do calendário da Liga de Honra lusa. Alguém está a sonhar com consequências heróicas; eles lá sabem o que querem, mas eu sei que há quem seja assim: lutador contra tudo e contra todos (até às últimas consequências) por convicção própria e reforçada por espertezas de apoiantes também com interesses camuflados em contradição com os óbvios interesses que enformam a conquista da Liga de Honra. Deixá-los sonhar porque serão perdoados pela boa gente gilista, do Norte de Portugal.