quarta-feira, novembro 29, 2006

GIRABOLA

PRIMEIRO DE AGOSTO CAMPEÃO



Foto ANGOP


|Com ANGOP | A maior prova do futebol angolano terminou após 26 jornadas, longas jornadas, devido a algumas interrupções devido à carreira internacional da gloriosa Selecção Nacional “Palancas Negras” e pela participação de clubes nas provas africanas. E, mais uma vez, a equipa apoiada pelos militares conquistou o troféu, numa consagração vitoriosa sobre o Interclube, por 2-1, obtida no renovado e belo Estádio dos Coqueiros, bem no sopé da Cidade Alta. Vitória incontestável, do emblema orientado pelo holandês Jan Brouwer por ter sido uma conquista consolidada algumas jornadas antes de terminada a prova.
O Benfica do Lubango é a equipa sensação da prova tendo terminado no quarto posto, sob batuta de Romeu Filemon. Nos lugares intermédios, o Desportivo da Huíla, Benfica de Luanda, Atlético do Namibe, Académica do Soyo e 1º de Maio de Benguela lutaram para permanência, ao passo que o Progresso do Sambizanga, FC Bravos do Maquis e Sporting de Cabinda baixaram para o escalão secundário.
O Petro do Huambo, Inter do Moxico e Santos FC foram despromovidos aos regionais. Quanto a arbitragem, não saiu isenta de erros – mas não teve casos anormais durante a disputa do Girabola.



O Petro de Luanda conquistou domingo a sua primeira taça dos clubes campeões africanos, ao derrotar o 1º de Agosto por 76-71, numa final inédita entre formações angolanas, disputada em Lagos (Nigéria). As duas formações angolanas chegaram a final invictas nas suas respectivas séries, com resultados acima dos 20 pontos, incluindo ao então detentor do troféu.