sábado, novembro 18, 2006



LUTO NO FUTEBOL

Morreu
FERENC PUSKAS

o magiar que encantou o Mundo

O atleta que encantou o Mundo do futebol, numa época conturbada que quase o afastou da prática desportiva, morreu ontem, com 79 anos, no Hospital Central de Bucareste. O húngaro Ferenc Puskas foi considerado por muitos o melhor jogador do mundo no começo dos anos 50. Sua marca de 83 golos em 84 jogos de selecções e de 512 em 528 jogos oficiais nos campeonatos da Hungria e de Espanha, nunca foi superada. Faleceu vítima da terrível doença de Alzheimer.

Puskas só chutava com um pé e era mau cabeceador dificilmente poderia ser chamado de avançlado-matador completo. Mas, mesmo longe do golo, seu remate com o pé esquerdo era preciso e devastador.

Apesar de toda a nata habilidade, Puskas teve a carreira prejudicada por dois factores: a derrota da Hungria para a Alemanha, por 3 a 2, na final do Mundial de 1954, e o seu exílio, dois anos depois.






Naturalizado espanhol, Puskas actuou pela Selecção espanhola, no Mundial ‘1962.

Recordo-me deste genial jogador que eu vi, ao vivo, no Estádio Nacional, no Jamor, em Junho de 1956 – ano em que estive a cumprir um contrato nas Produções Lança Moreira como relator e que tive o privilégio de relatar esse jogo para o Rádio C. Português -, jogo que terminou empatado a duas bolas. Se a memória não me mente, os golos da Hungria foram marcados por Lantos e Kocsis e os de Portugal, pelo angolano José Águas e por Vasques, ambos já falecidos. A exibição de Puskas foi excelnete, ainda que não tenha marcador nenhum golo. Hoje tremo de saudade ao lembrar suas jogadas deslumbrantes na ala esquerda. Que coisa maravilhosa eu vi juntamente com milhares de espectadores que esgotaram o Estádio Nacional nesse dia 9 de Junho de 1956.

E agora, meus amigos, numa gentileza de YOU TUBE, vejam uma jogada de outros tempos e um golo genial marcado por Puskas em Inglaterra.